O cortejo inaugural do Mercadinho Romano de Rio Maior deu início, esta sexta-feira, a um fim-de-semana recheado de história e animação, que promete transportar visitantes até aos tempos do Império Romano.

Os alunos das escolas Marinhas do Sal e Secundária de Rio Maior participaram no desfile vestidos a rigor, recriando as figuras e o ambiente da época. O cortejo percorreu a Rua Serpa Pinto em direcção à Villa Romana, acompanhados pelos vereadores da Câmara Municipal de Rio Maior, Leonor Fragoso e Miguel Santos.

A cerimónia oficial de abertura contou ainda com a presença do vice-presidente da autarquia, Lopes Candoso, e da vereadora Carla Dias. O momento foi animado pelos alunos da Escola Marinhas do Sal, que apresentaram uma dança evocando o espírito e a cultura romana, perante dezenas de visitantes que se concentraram junto ao Parque do Rio.

Durante três dias, o Mercadinho Romano oferece cortejos, danças, oficinas de mosaicos, forja e carpintaria, além de espectáculos de gladiadores e visitas guiadas à Villa Romana de Rio Maior. As bancas de artesãos e as tavernas completam o cenário histórico, recriando a vida quotidiana de uma antiga vila romana.

O evento, com entrada livre, decorre até domingo, 19 de Outubro, no Parque do Rio, com organização do Município de Rio Maior e da Villa Romana, e conta com a participação das associações Historcalia CRL e ARCAPH.

Leia também...

Fábrica da Tupperware mantém trabalhadores até final de janeiro

Os 200 funcionários da Tupperware vão continuar a trabalhar até final de janeiro mas a incerteza sobre o futuro da fábrica instalada em Montalvo…

Noite de passagem de ano com recolher obrigatório às 23h00

No período da passagem de ano, devido à pandemia, é proibida a circulação entre concelhos e há recolher obrigatório às 23h00 de 31 de…

Autarcas saúdam “anuência” a uso civil e militar de Tancos

Os autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo saudaram hoje a “anuência” do Exército às pretensões da região de implementar um uso civil…