O cortejo inaugural do Mercadinho Romano de Rio Maior deu início, esta sexta-feira, a um fim-de-semana recheado de história e animação, que promete transportar visitantes até aos tempos do Império Romano.

Os alunos das escolas Marinhas do Sal e Secundária de Rio Maior participaram no desfile vestidos a rigor, recriando as figuras e o ambiente da época. O cortejo percorreu a Rua Serpa Pinto em direcção à Villa Romana, acompanhados pelos vereadores da Câmara Municipal de Rio Maior, Leonor Fragoso e Miguel Santos.

A cerimónia oficial de abertura contou ainda com a presença do vice-presidente da autarquia, Lopes Candoso, e da vereadora Carla Dias. O momento foi animado pelos alunos da Escola Marinhas do Sal, que apresentaram uma dança evocando o espírito e a cultura romana, perante dezenas de visitantes que se concentraram junto ao Parque do Rio.

Durante três dias, o Mercadinho Romano oferece cortejos, danças, oficinas de mosaicos, forja e carpintaria, além de espectáculos de gladiadores e visitas guiadas à Villa Romana de Rio Maior. As bancas de artesãos e as tavernas completam o cenário histórico, recriando a vida quotidiana de uma antiga vila romana.

O evento, com entrada livre, decorre até domingo, 19 de Outubro, no Parque do Rio, com organização do Município de Rio Maior e da Villa Romana, e conta com a participação das associações Historcalia CRL e ARCAPH.

Leia também...

Vales de 25€ atribuídos aos alunos do 2º ao 3º Ciclos pela Câmara Municipal do Entroncamento

O Município do Entroncamento tem desenvolvido, nos últimos anos, uma política que assegura o acesso à educação a todos os jovens do concelho, o…

Aggraria compra 180 hectares de olival em Santarém

A Aggraria, detida por um fundo de pensões canadiano, comprou 180 hectares de olival em Alcanhões, distrito de Santarém, à Trilho Saloio, que vai…

Testes passam a ser obrigatórios para eventos desportivos, culturais e familiares

O Governo anunciou hoje que vai passar a ser obrigatório fazer testes de diagnóstico à covid-19 para se ter acesso a eventos desportivos, culturais…

Celebrações da peregrinação de Maio ao Santuário de Fátima limitadas a 7500 pessoas

As celebrações da peregrinação de 12 e 13 de Maio no Santuário de Fátima vão ter um limite de 7500 pessoas, anunciou a instituição,…