A tradicional FRIMOR – Feira Nacional da Cebola vai ser substituída este ano pelo Mercado da Cebola, que decorre entre 4 e 5 de Setembro, numa iniciativa da Câmara Municipal de Rio Maior.

Segundo o Município, a substituição do evento justifica-se por não estarem “reunidas as condições para a realização de uma feira com a dimensão da FRIMOR, em função da pandemia de COVID-19 que continua a afetar o país e o mundo”.

A autarquia de Rio Maior quer continuar a manter viva a tradição da cebola, daí ter encontrado esta solução para dar “oportunidade aos tradicionais ceboleiros de comercializarem os seus produtos”.

O anuncio deste evento foi dado a conhecer pelo presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, na última reunião do executivo, onde afirmou que “Rio Maior não poderá, este ano e pelas razões por todos conhecidas, realizar um certame que tem mais de 250 anos de história, como a FRIMOR, mas não deixará de assinalar a data e a tradicional cebola, desta vez em formato de mercado, e mostrar também as profissões tradicionais de outrora, numa pequena recriação histórica”.

O Mercado da Cebola vai ocupar toda a zona exterior do Pavilhão Multiusos de Rio Maior que confronta com a Av. Mário Soares, cumprindo todas as recomendações da DGS para este tipo de eventos, nomeadamente na limitação do número de pessoas no recinto, zonas de entrada e saída devidamente assinaladas e utilização de máscaras.

O Município prevê que durante este evento ocorram pequenas animações no espaço, assinalando também o fim-de-semana dedicado à Cebola com algumas acções a ter lugar pelas freguesias do concelho.

O programa final do Mercado da Cebola será divulgado em breve pela autarquia.

Leia também...

Chamusca promove formação em integração sensorial para educadores e terapeutas

O Município da Chamusca promoveu uma formação no âmbito do “Curso de Introdução à Integração Sensorial” direccionada a educadores, terapeutas, técnicos da Equipa Multidisciplinar…

Morreu José Alexandre Silva, fundador do Centro de Bem-Estar Social de Vale de Figueira

Faleceu hoje de manhã, vítima de doença prolongada, o carismático fundador do Centro de Bem-Estar Social de Vale Figueira (CBESVF), José Alexandre Silva. Ex-quadro…

Escolas de Santarém com sete alunos infectados pela covid-19

As escolas do concelho de Santarém tem sete alunos infectados pela covid-19, distribuídos por quatro Agrupamentos de Escolas. O concelho de Santarém tem um…

Prisão preventiva para homem suspeito de agredir os pais em Ourém

O Tribunal de Santarém aplicou a prisão preventiva a um homem de 37 anos detido “em flagrante delito” pela prática de violência doméstica contra…