Após um interregno de dois anos, devido à pandemia COVID-19, o tradicional Mercado de Janeiro volta às ruas de Sardoal no domingo, dia 8 de Janeiro. Este mercado, de caráter anual, realiza-se sempre no segundo domingo de cada ano e carateriza-se pela comercialização, essencialmente, de utensílios agrícolas e alimentos próprios desta época.

Embora sem a dimensão de outros tempos, o Mercado de Janeiro da Vila de Sardoal continua a mobilizar as populações das terras limítrofes, que aqui se deslocam em ambiente de animação e convívio para fazerem as suas compras.

Antigamente este Mercado era espaço de importantes transações de gado vivo, em especial de espécies bovinas, caprinas e suínas. No espaço do antigo mercado, onde hoje é a Avenida Heróis do Ultramar, efectuavam-se vendas significativas de porcos gordos ou de leitões para criar, sendo esta uma das formas de subsistência de muitas famílias.

Recorde-se que o porco tinha uma enorme importância na economia familiar e o dia da matança do dito era acompanhado de rituais festivos, uma vez que significava a garantia de alimentação para o ano inteiro, com as carnes conservadas nas “salgadeiras”.

Leia também...

Assembleia de Investigadores com conferência sobre a presença portuguesa em Macau

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Santarém será palco, no próximo dia 6 de Fevereiro, pelas 18h30, da Assembleia de Investigadores n.º 215,…

Feira Medieval de Alcanede com apoio municipal

A Feira Medieval de Alcanede, alusiva ao Século XII, organizada pelo Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, e que decorreu nos dias 17 e…

Ourém vai contrair empréstimo de 4,7 ME para financiar três obras

O Município de Ourém vai contrair um empréstimo de cerca de 4,7 milhões de euros (ME), para financiar três investimentos, dois dos quais na…

Movimento independente vence eleições em Alvega e Concavada

O Movimento Independente da União de Freguesias de Alvega e Concavada (MIUFAC) venceu hoje as eleições intercalares realizadas naquela freguesia do concelho de Abrantes,…