Após um interregno de dois anos, devido à pandemia COVID-19, o tradicional Mercado de Janeiro volta às ruas de Sardoal no domingo, dia 8 de Janeiro. Este mercado, de caráter anual, realiza-se sempre no segundo domingo de cada ano e carateriza-se pela comercialização, essencialmente, de utensílios agrícolas e alimentos próprios desta época.

Embora sem a dimensão de outros tempos, o Mercado de Janeiro da Vila de Sardoal continua a mobilizar as populações das terras limítrofes, que aqui se deslocam em ambiente de animação e convívio para fazerem as suas compras.

Antigamente este Mercado era espaço de importantes transações de gado vivo, em especial de espécies bovinas, caprinas e suínas. No espaço do antigo mercado, onde hoje é a Avenida Heróis do Ultramar, efectuavam-se vendas significativas de porcos gordos ou de leitões para criar, sendo esta uma das formas de subsistência de muitas famílias.

Recorde-se que o porco tinha uma enorme importância na economia familiar e o dia da matança do dito era acompanhado de rituais festivos, uma vez que significava a garantia de alimentação para o ano inteiro, com as carnes conservadas nas “salgadeiras”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.