A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um bloco logístico em Almeirim, dando suporte à expansão que a rede de supermercados pretende para a região de Lisboa.

A confirmação do investimento foi dada por Juan Roig, presidente da empresa, que revelou já ter assinado o contrato para abrir um bloco logístico em 2023 em Almeirim e apenas aguarda pelas autorizações das entidades oficiais para iniciar a sua construção.

A maior infra-estrutura logística da empresa em Portugal terá 420 mil metros quadrados, será totalmente automatizada e terá uma capacidade projectada já para quando a marca tiver 150 lojas no país.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim, revela em declarações ao Correio do Ribatejo, que a negociação com a empresa já dura há vários anos e que este é um investimento marcante para o concelho.

A área logística de Almeirim será dez vezes superior à da Póvoa de Varzim e estará localizada fora da Zona Industrial da cidade.

Já em Julho passado, Elena Aldana, a porta-voz da empresa em Portugal, destacava que este bloco logístico tem “uma dimensão enorme para a escala de Portugal” e detalhou que “vai servir também a zona Centro, o Alentejo, o Algarve e dar ainda apoio a Espanha porque muitas mercadorias entram [na Europa] através dos portos portugueses”.

A cadeia de supermercados deverá abrir a sua primeira loja em Lisboa daqui a dois anos, em 2023, tendo terminado 2020 com 20 supermercados instalados no norte do país.

O presidente da Mercadona revelou que a facturação média em cada um dos supermercados que tem em Portugal é 10% superior à facturação média realizada em Espanha.

A empresa indicou que vai continuar a impulsionar o seu plano de transformação 2018-2023 e, para isso, tem previsto investir 1.500 milhões de euros em 2021 (150 milhões de euros em Portugal), que destinará, principalmente, à abertura de 97 novos supermercados, 88 em Espanha e nove em Portugal.

Entre outras coisas, vai ainda remodelar 88 supermercados e implantar uma nova secção de “pronto a comer” em outros 200 supermercados. A Mercadona conta criar “mais de 1.600 postos de trabalho estáveis e de qualidade” em 2021, 500 deles em Portugal.

A empresa com sede em Valência tem 1.621 lojas em Espanha e 20 em Portugal e realizou durante o ano passado investimentos de 1.387 milhões de euros em Espanha e 113 milhões em Portugal.

Leia também...

Misericórdia de Santarém encerra oficina de encadernação por gerar prejuízo

A Misericórdia de Santarém vai encerrar a sua oficina de encadernação, transferindo o último funcionário para apoiar no restauro do arquivo histórico da instituição,…

Pluriform: Uma escola para uma profissão de sucesso

A Pluriform adapta as formações às necessidades dos formandos, tendo uma constante preocupação com a actualização das matérias dadas. Há quanto tempo a Pluriform…

Criação de empresas no distrito de Santarém volta a crescer

A criação de empresas no distrito de Santarém voltou a crescer pelo segundo mês consecutivo, ao apresentar apresentar números de criação de empresas similares…

Agrocluster do Ribatejo com novo projeto para promover internacionalização da agroindústria

O Agrocluster do Ribatejo viu aprovada mais uma candidatura a fundos comunitários para promover, até 2020, um conjunto de ações que visam a internacionalização…