No passado dia 24 de Outubro, por volta das 19:00, na A1, sentido norte-sul, na zona de Torres Novas, uma patrulha do Destacamento de Trânsito do Comando Territorial de Santarém, prestou auxílio a uma criança com sinais de sufocamento.

Transcrevemos o testemunho do pai, que foi enviado à GNR como forma de agradecimento:

“Venho por este meio dar a conhecer a minha experiência pessoal para com o Sargento-ajudante Nelson Ribeiro do Destacamento de Trânsito de Santarém.

No domingo, dia 24 de Outubro de 2021, aquando da vinda de Coimbra para Sintra, por volta das 19:00 horas, na A1, sentido norte-sul, na zona de Torres Novas, o meu filho de 2 meses e meio começou a apresentar algumas dificuldades respiratórias e sinais de sufocamento por um vómito.

De imediato a minha esposa e mãe do …, começou a realizar manobras de Heimlich sem sucesso. Devido à angústia e risco de morte do nosso filho por sufocamento, começámos a circular com aumento de velocidade para nos dirigirmos com urgência para uma unidade hospitalar.

No caminho, encontrámos uma patrulha de trânsito da GNR, comandada pelo Sargento-ajudante Nelson Ribeiro e, assim que a avistamos, pedimos de imediato ajuda e apoio.

A patrulha mandou-nos encostar na berma para nossa segurança, eu saí do carro em pânico a pedir ajuda ao militar. Este, quando soube que se tratava de um sufocamento de recém-nascido, começou de imediato as manobras de Heimlich, começando o nosso filho a chorar e a melhorar a coloração.

De imediato, o militar da GNR pediu para ficarmos calmos, por forma a tranquilizar-nos, informando que nos levaria em marcha de urgência ao hospital mais perto, o Hospital Distrital de Santarém.

Seguidamente iniciámos a marcha de urgência atrás do veículo da GNR, com as luzes de emergência ligadas, para nos dirigirmos com a maior brevidade possível à unidade hospitalar.

Aquando da chegada à unidade hospitalar, já tínhamos equipas de profissionais de saúde a aguardar e logo prestaram os primeiros cuidados médicos.

Quero aqui deixar o agradecimento da minha parte e da minha esposa, porque sem a ajuda do Sargento-ajudante Nelson Ribeiro do Comando Territorial de Santarém, o nosso filho já não estaria cá. Foi o nosso anjo. Sem a sua experiência e calma, o nosso filho não teria hipóteses de sobrevivência. Ficarei eternamente agradecido por ter salvo a vida do meu filho e por nos ter ajudado a dirigir a uma unidade de saúde com celeridade e com segurança.

Desejo os maiores sucessos profissionais e pessoais a todos estes profissionais que são uma mais valia para toda a sociedade.

Muito obrigado”

1 comentário
  1. Tudo de bom para a criança e família, e parabéns ao GNR que ajudou este menino!!!Muitas Felicidade a todos

Os comentários estão fechados.

Leia também...

Atleta do Clube Náutico de Salvaterra de Magos apurado para Campeonato da Europa

Carlos Nunes, atleta do Clube Náutico de Salvaterra de Magos, foi apurado para o Campeonato da Europa, que vai decorrer de 4 a 9…

Dança, comédia e teatro na programação do fim de semana

O Rancho Folclórico de Verdelho vai desfilar e dançar nas ruas do centro histórico de Santarém, sábado de manhã, no âmbito da programação Verão…

Catorze distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva

Catorze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português…

Rio Maior dá boas vindas aos professores no início do novo ano lectivo

O II Encontro Municipal de Educação e Cultura, voltou a dar as boas vindas aos professores do próximo ano lectivo das escolas do concelho…