No passado dia 24 de Outubro, por volta das 19:00, na A1, sentido norte-sul, na zona de Torres Novas, uma patrulha do Destacamento de Trânsito do Comando Territorial de Santarém, prestou auxílio a uma criança com sinais de sufocamento.

Transcrevemos o testemunho do pai, que foi enviado à GNR como forma de agradecimento:

“Venho por este meio dar a conhecer a minha experiência pessoal para com o Sargento-ajudante Nelson Ribeiro do Destacamento de Trânsito de Santarém.

No domingo, dia 24 de Outubro de 2021, aquando da vinda de Coimbra para Sintra, por volta das 19:00 horas, na A1, sentido norte-sul, na zona de Torres Novas, o meu filho de 2 meses e meio começou a apresentar algumas dificuldades respiratórias e sinais de sufocamento por um vómito.

De imediato a minha esposa e mãe do …, começou a realizar manobras de Heimlich sem sucesso. Devido à angústia e risco de morte do nosso filho por sufocamento, começámos a circular com aumento de velocidade para nos dirigirmos com urgência para uma unidade hospitalar.

No caminho, encontrámos uma patrulha de trânsito da GNR, comandada pelo Sargento-ajudante Nelson Ribeiro e, assim que a avistamos, pedimos de imediato ajuda e apoio.

A patrulha mandou-nos encostar na berma para nossa segurança, eu saí do carro em pânico a pedir ajuda ao militar. Este, quando soube que se tratava de um sufocamento de recém-nascido, começou de imediato as manobras de Heimlich, começando o nosso filho a chorar e a melhorar a coloração.

De imediato, o militar da GNR pediu para ficarmos calmos, por forma a tranquilizar-nos, informando que nos levaria em marcha de urgência ao hospital mais perto, o Hospital Distrital de Santarém.

Seguidamente iniciámos a marcha de urgência atrás do veículo da GNR, com as luzes de emergência ligadas, para nos dirigirmos com a maior brevidade possível à unidade hospitalar.

Aquando da chegada à unidade hospitalar, já tínhamos equipas de profissionais de saúde a aguardar e logo prestaram os primeiros cuidados médicos.

Quero aqui deixar o agradecimento da minha parte e da minha esposa, porque sem a ajuda do Sargento-ajudante Nelson Ribeiro do Comando Territorial de Santarém, o nosso filho já não estaria cá. Foi o nosso anjo. Sem a sua experiência e calma, o nosso filho não teria hipóteses de sobrevivência. Ficarei eternamente agradecido por ter salvo a vida do meu filho e por nos ter ajudado a dirigir a uma unidade de saúde com celeridade e com segurança.

Desejo os maiores sucessos profissionais e pessoais a todos estes profissionais que são uma mais valia para toda a sociedade.

Muito obrigado”

1 comment
  1. Tudo de bom para a criança e família, e parabéns ao GNR que ajudou este menino!!!Muitas Felicidade a todos

Comments are closed.

Leia também...

Cartaxo esteve presente na Feira Nacional de Agricultura no dia 09 de Junho

Câmara Municipal do Cartaxo convidou empresas do Cartaxo a integraram o Dia…

Albergue para peregrinos abre hoje em Ferreira do Zêzere

A Câmara de Ferreira do Zêzere inaugura hoje, na localidade de Areias,…
Foto ilustrativa

PJ detém homem de 45 anos por tiroteio contra estabelecimento comercial

Um homem de 45 anos foi detido, em flagrante delito, pela Polícia…

Correio Centenário: União Desportiva de Santarém conquista a Taça de Portugal pela segunda vez consecutiva

União Desportiva de Santarém arrebatou pela segunda vez consecutiva a 35.ª edição…