Foto: Alfredo Cunha

Meia centena de antigos militares que participaram na coluna que Salgueiro Maia conduziu na madrugada de 25 de Abril de 1974 vão estar em Santarém, dia 24, para assistir à recriação dos momentos que antecederam a saída para Lisboa.

Ponto alto das comemorações dos 45 anos da Revolução de Abril em Santarém, “Esta é a madrugada que eu esperava” é a “reconstituição encenada” que o município, juntamente com a associação cultural Comemorações do 25 de Abril em Santarém, promove pela segunda vez na antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC), a partir de um texto de Joaquim Correia Bernardo, o coronel que na altura era um dos capitães envolvidos na movimentação que levou ao derrube do regime.

Com a participação de 24 atrizes e atores amadores e profissionais da região, o espectáculo tem produção de Nuno Domingos e encenação de Berta Pereira e Nuno Domingos, sendo a entrada livre, afirma uma nota da Câmara de Santarém.

Ainda dia 24, às 15:00, no Teatro Sá da Bandeira, será exibido, em parceria com o Cineclube de Santarém, o filme para jovens “Luz Obscura”, de Susana Sousa Dias, sobre os anos da ditadura em Portugal.

No feriado de 25 de Abril, realiza-se a cerimónia “Cravos para Salgueiro Maia”, no Jardim dos Cravos, o tradicional almoço comemorativo do 25 de Abril, na EPC, e actividades desportivas e de animação para crianças no Jardim da Liberdade, finalizando o dia com o Encontro de Coros promovido pelo Coro do Círculo Cultural Scalabitano.

Leia também...

Município de Santarém assegura conservação e restauro do espólio do Centro Interpretativo de Casével

A Câmara Municipal de Santarém (CMS) e a União de Freguesias de Casével e Vaqueiros (UFCV) vão assinar um protocolo de cooperação, válido pelo…

Abrantes investe 120 mil euros em restauro de Igreja de S. Vicente

A Câmara Municipal de Abrantes vai investir cerca de 120 mil euros em obras de restauro na Igreja de S. Vicente, património classificado como…

Nos 50 anos da morte de Celestino Graça, Grupo Académico evoca o fundador e é distinguido pela Federação de Folclore

Cinquenta anos depois da morte de Celestino Graça, o homem que projectou o Ribatejo no mapa cultural do país e deu corpo à Feira…

Fátima assinala centenário da morte de S. Francisco Marto com programa especial

O Santuário de Fátima vai assinalar o centenário da morte de S. Francisco Marto, em 4 de Abril, com um programa especial, que inclui…