A reconstituição encenada “Esta é a Madrugada que eu Esperava”, encheu por duas vezes, esta noite, o Convento de São Francisco, em Santarém. Com texto da autoria do Coronel Joaquim Correia Bernardo o espectáculo abordou os momentos vividos na Escola Prática de Cavalaria que antecederam a saída da coluna militar liderada pelo Capitão Salgueiro Maia, rumo a Lisboa, na Revolução de 25 de Abril de 1974.

A produção do espectáculo esteve a cargo de Nuno Domingos que também assinou a encenação a par com Berta Pereira. O espectáculo contou com actores e actrizes amadores e profissionais do concelho de Santarém e com bailarinos e bailarinas profissionais de Santarém.

Momento mais marcante da noite, na primeira sessão, foi a chamada ao palco de militares que participaram na Revolução dos Cravos, nomeadamente o cabo José Alves Costa que recusou a ordem de disparar sobre Salgueiro Maia, no Terreiro do Paço.

As comemorações dos 45 anos do 25 de Abril em Santarém prosseguem esta quinta-feira com uma manhã desportiva e, pelas 11h00, terá lugar a cerimónia “Cravos para Salgueiro Maia”, junto ao Monumento ao Capitão de Abril que contará com a participação de familiares, amigos, de militares da Coluna de Salgueiro Maia, ex-militares que participaram na Revolução dos Cravos, da Câmara de Santarém, da Comissão das Comemorações do 25 de Abril – Associação Cultural e da população.

Às 12h30, terá lugar o Almoço Festivo do 25 de Abril e, pelas 17h30, terá início o Encontro de Coros, promovido pelo Coro do Círculo Cultural Scalabitano, na Igreja da Graça, com a participação dos grupos Allegreto (Braga), Coral Polifónico do Oeste (Guia, Pombal), Grupo Coral de Tancos e Coro do Círculo Cultural Scalabitano.

Leia também...

“A maior dificuldade é conseguir manter a mesma paixão e entusiasmo na luta para ser um artista em Portugal”

Entrevista a Gabriel Silva, actor Que impactos está a ter a pandemia…

Fórum Político da Artemrede vai debater papel da cultura no desenvolvimento urbano

O IV Fórum Político da Artemrede, “Impulso”, vai decorrer ‘online’, ao longo…

Bernardo Santareno recordado na Escola Sá da Bandeira

Bernardo Santareno vai ser recordado na Escola Secundária de Sá da Bandeira,…

Almeirim tem poesia espalhada pelas ruas

A Biblioteca Marquesa de Cadaval, em Almeirim, organizou um iniciativa para levar…