O Ministro da Economia, Pedro Reis, presidiu ontem, 12 de março, à inauguração da 35.ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre até ao próximo domingo, 16 de março, na FIL, em Lisboa. Esta edição é a maior de sempre, contando com mais de 1.500 expositores, 50.000 m² de exposição e a participação de mais de 100 destinos internacionais.
Durante a cerimónia de abertura, Pedro Reis destacou a importância do setor do turismo para a economia nacional, sublinhando que este representa mais de 27 milhões de euros em receitas, cerca de 80 milhões de dormidas e emprega aproximadamente 400 mil pessoas.
Este ano, o Alentejo e o Ribatejo são as regiões convidadas da BTL, apresentando uma das participações mais dinâmicas de sempre. A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo preparou um stand com mais de 1.200 m² no Pavilhão 1, reunindo os 58 municípios e 29 empresas da região. Ao longo dos cinco dias de feira, estão previstas diversas iniciativas que celebram a identidade e os projetos estratégicos do território.
No primeiro dia do evento, a comitiva oficial foi recebida com atuações de jovens talentos regionais: o Grupo Dos Rouxinóis do Alentejo, de Beja, composto por 14 elementos infantis no Cante Alentejano, e o Rancho Folclórico de Vila Nova de Erra, de Coruche, com crianças e músicos a recriar o emblemático Fandango do Ribatejo.
Entre 12 e 14 de março, das 14h30 às 18h00, o espaço da BTL ganha ainda mais vida com a presença de personagens icónicas que interagem com os visitantes e apresentam algumas das experiências que o Alentejo e o Ribatejo têm para oferecer. Estas figuras incluem um Caminhante da Rota Vicentina, um Observador de Estrelas, um Ciclista do Alentejo, um Campino, o Cavaleiro da Feira da Golegã e um Caminhante dos Caminhos de Santiago do Ribatejo.