O ministro da Educação, João Costa, inaugurou hoje, 16 de Outubro, as obras de requalificação da EB 2/3 de Fazendas de Almeirim, num investimento de cerca de 2,6 ME que permitiu dotar aquele estabelecimento de ensino de melhores condições para alunos, corpo docente e funcionários.

A intervenção teve como objetivo restaurar o atual edifício, com melhorias do ponto de vista da eficiência energética, acessibilidades, segurança e conforto, tendo sido criados novos espaços e salas.

“Apostar na Educação e na formação é apostar no futuro. Nos tempos difíceis em que vivemos, tem sido possível perceber a enorme importância da escola pública e do ensino para todos”, afirmou o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, nesta cerimónia.

O autarca realçou o investimento que tem vindo a ser feito pelo município na área da Educação, não apenas em infra-estruturas, mas também no plano de combate ao insucesso escolar (promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo), em iniciativas que visam a promoção de uma alimentação saudável ou o prolongamento lectivo entre as 07:30 e as 19:00, nos jardins-de-infância e no primeiro ciclo, a funcionar igualmente nas interrupções escolares e que implica um custo superior a 300.000 euros/ano.

No seu discurso, João Costa disse que esta escola é “tão importante” como a maior do país. “Cada aluno é um indivíduo, uma pessoa e nós não estamos a educar para números. Estamos a educar para pessoas concretas e cada uma tem o direito à melhor das aprendizagens e à melhor das instalações”, afirmou o ministro.

O responsável elencou ainda o investimento na requalificação dos estabelecimentos de ensino em todo o país, que ascendeu a 870 milhões de euros de financiamento europeu no último quadro comunitário.

E o investimento vai continuar, garantiu o ministro, agora através do Plano de Recuperação e Resiliência, que vai trazer cerca de 470 milhões de euros só para intervenções escolares. “Vamos conseguir ao longo dos próximos anos modernizar e requalificar 451 escolas por todo o país e, portanto, o nosso parque escolar vai ganhando cada vez mais qualidade e modernidade porque não são apenas obras, mas obras associadas a um projeto educativo”, disse.

*Notícia desenvolvida na Edição impressa de 20 de Outubro

Leia também...

Santarém recebe VII Encontro de Internos de Medicina Geral e Familiar da Lezíria

A Associação de Médicos Internos da Lezíria de Medicina Geral e Familiar…

Incêndios: Santarém em alerta amarelo

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) decidiu hoje elevar…

Dino D’Santiago em Concerto no Jardim da Liberdade

Dino D’Santiago vai apresentar o seu último álbum “Badiu”, no dia 29…

FNA 24 abriu portas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou hoje a Feira…