O ministro da Educação, João Costa, inaugurou hoje, 16 de Outubro, as obras de requalificação da EB 2/3 de Fazendas de Almeirim, num investimento de cerca de 2,6 ME que permitiu dotar aquele estabelecimento de ensino de melhores condições para alunos, corpo docente e funcionários.

A intervenção teve como objetivo restaurar o atual edifício, com melhorias do ponto de vista da eficiência energética, acessibilidades, segurança e conforto, tendo sido criados novos espaços e salas.

“Apostar na Educação e na formação é apostar no futuro. Nos tempos difíceis em que vivemos, tem sido possível perceber a enorme importância da escola pública e do ensino para todos”, afirmou o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, nesta cerimónia.

O autarca realçou o investimento que tem vindo a ser feito pelo município na área da Educação, não apenas em infra-estruturas, mas também no plano de combate ao insucesso escolar (promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo), em iniciativas que visam a promoção de uma alimentação saudável ou o prolongamento lectivo entre as 07:30 e as 19:00, nos jardins-de-infância e no primeiro ciclo, a funcionar igualmente nas interrupções escolares e que implica um custo superior a 300.000 euros/ano.

No seu discurso, João Costa disse que esta escola é “tão importante” como a maior do país. “Cada aluno é um indivíduo, uma pessoa e nós não estamos a educar para números. Estamos a educar para pessoas concretas e cada uma tem o direito à melhor das aprendizagens e à melhor das instalações”, afirmou o ministro.

O responsável elencou ainda o investimento na requalificação dos estabelecimentos de ensino em todo o país, que ascendeu a 870 milhões de euros de financiamento europeu no último quadro comunitário.

E o investimento vai continuar, garantiu o ministro, agora através do Plano de Recuperação e Resiliência, que vai trazer cerca de 470 milhões de euros só para intervenções escolares. “Vamos conseguir ao longo dos próximos anos modernizar e requalificar 451 escolas por todo o país e, portanto, o nosso parque escolar vai ganhando cada vez mais qualidade e modernidade porque não são apenas obras, mas obras associadas a um projeto educativo”, disse.

*Notícia desenvolvida na Edição impressa de 20 de Outubro

Leia também...

Placa toponímica em homenagem aos Forcados Amadores de Vila Franca foi descerrada

Conforme anunciado, numa iniciativa da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal…

Passagem de Ano obriga a alterações de trânsito em Santarém

No âmbito da realização das “Comemorações da Passagem de Ano 2023/2024, o…

Abrantes recebe “Mostra de Artes e Ofícios”

A Rua Nossa Senhora da Conceição, em Abrantes, vai voltar a receber…

Surto de Covid-19 detectado em escolas de Santarém

Dezenas de alunos, de várias turmas de pelo menos dois agrupamentos de…