Diversas localidades na área do “Alto Concelho” de Azambuja vão ter melhor acesso a comunicações digitais com a chegada da fibra ótica, em meados do próximo ano. Através da cooperação entre a Câmara Municipal de Azambuja e a empresa dstelecom, prevê-se que até final do segundo trimestre de 2023 a cobertura de fibra ótica chegue a cerca de 3100 habitações, instituições e empresas. Este plano de expansão da empresa deverá abranger as povoações de Alcoentre, Casais das Boiças, Quebradas, Tagarro, Manique do Intendente, Póvoa de Manique e Arrifana.

O Município de Azambuja, consciente da “importância para o mundo actual de dispormos de telecomunicações eficientes, bem como do papel insubstituível das empresas deste ramo de atividade, abraçou esta parceria encarando-a como um contributo relevante para aumentar a coesão em todo o concelho, nomeadamente, levando às populações mais afastadas o acesso a este tipo de serviços com a qualidade exigível nos nossos dias”.

Esta medida integra-se nos objectivos da empresa dstelecom, já presente em 116 municípios portugueses, que pretende expandir a rede de alta velocidade a zonas mais periféricas, reduzindo desigualdades territoriais a nível de telecomunicações.

A dstelecom desenvolve a sua actividade levando serviços e soluções de conectividade a zonas de baixa densidade populacional, disponibilizando uma rede de fibra ótica neutra e aberta a todos os operadores de telecomunicações. Na prática, constrói e gere a infraestrutura de rede de fibra ótica, num formato grossista.

Pelo acordo estabelecido entre as duas partes, o Município de Azambuja cede à dstelecom, pelo prazo de vinte anos, a utilização de uma parcela de terreno de 54m2, em Alcoentre, para instalação do equipamento necessário à sua infraestrutura. Em contrapartida, a autarquia receberá uma compensação de 7 200,00€; assumindo, ainda, a empresa efectuar a interligação de fibra ótica a um conjunto de edifícios de serviços públicos e colectivos nas localidades abrangidas neste plano. O auto do acordo foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – Silvino Lúcio; e por Filipe Lopes, em representação da dstelecom.

O projecto vai avançar e, logo que a rede esteja construída, as instituições e os habitantes domésticos beneficiados poderão escolher e contratar o operador que mais lhes convier, utilizando a nova fibra ótica em condições de igualdade entre todos. O resultado final será melhores condições de acesso à internet e a serviços de comunicações de voz e de televisão para as populações do Alto Concelho de Azambuja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.