O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, presidiram à cerimónia de entrega de viaturas aos vigilantes da natureza e à apresentação do projecto de Melhoria das Condições de Visitação do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra D’Aire, que decorreu no dia 10 de Outubro, pelas 12 horas, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes.

O ministro começou por entregar 15 veículos aos vigilantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) no parque de estacionamento das piscinas municipais, seguindo-se, no auditório da BMGPL, as intervenções agendadas.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, deu as boas-vindas à sua cidade a todos os presentes e sublinhou a importância e riqueza do património natural no seu território.

Rogério Rodrigues, presidente do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, falou acerca de vigilância activa nas áreas protegidas: acção preventiva e promoção da fruição.

A apresentação do projecto de melhoria das condições de visitação do Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios da Serra d’Aire coube a Maria de Jesus Fernandes, directora do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo do ICNF. Pretende-se renovar e modernizar o modelo de visitação, tornando-o mais dinâmico e interactivo, através da implementação de medidas de geoconservação, da requalificação das estruturas e criação de rotas de visitação, e apostando na comunicação e em novos materiais de divulgação. Este monumento nunca foi intervencionado, mantendo-se o espaço inalterado desde a sua abertura há cerca de 20 anos. O investimento agora previsto com este projecto de melhoria é de 800 mil euros.

No discurso de encerramento da cerimónia, João Pedro Matos Fernandes fez uma retrospectiva do trabalho desenvolvido pelo seu ministério, sublinhando a criação do Fundo Ambiental cuja finalidade é apoiar políticas ambientais que ajudem a cumprir os compromissos relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.

Leia também...

PJ detém suspeito de homicídio ocorrido em janeiro em Rio Maior

A Polícia Judiciária (PJ) informou hoje que deteve um homem de 22 anos por ser suspeito de um homicídio de um cidadão da mesma…

Em Tomar a Aprender: o papel fundamental do pessoal não docente

Depois do dia dedicado a professores e educadores, decorreu ontem, na Biblioteca Municipal, a segunda jornada do encontro “Em Tomar a Aprender”, desta vez…

Exercício internacional Orion testa em Santa Margarida operações no âmbito da NATO

Mais de 1.400 militares oriundos de quatro países da NATO vão estar envolvidos a partir de hoje e até 10 de maio no Campo…

Centro Hospitalar do Médio Tejo confirma erro clínico em transfusão de sangue

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) confirmou ontem a ocorrência de erro clínico numa transfusão de sangue em Abrantes, mas assegurou não haver…