Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

A Santa Casa da Misericórdia de Pernes promove na terça-feira, 21 de Setembro, uma “Caminhada pela Saúde Mental”, no Dia Mundial da Doença Alzheimer, como forma de “alertar para um problema que é um flagelo”.

“Numa altura em que tanto se fala de saúde mental”, sobretudo com o impacto da pandemia da covid-19 nos mais idosos, a Misericórdia de Pernes quer, ainda, dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela instituição nesta área, bem como aos profissionais e aos familiares que cuidam destes doentes.

A instituição possui a única Unidade de Demência existente no concelho de Santarém, acolhendo 10 utentes, sendo a lista de espera “muito grande”, disse a directora técnica da SCM de Pernes, que destacou a “grandeza e a qualidade do serviço” que é prestado.

“As pessoas foram muito afectadas pela pandemia. Muitas que estavam lúcidas e orientadas, com o confinamento e o isolamento, alteraram o seu estado físico e mental”, sendo que, se no primeiro se consegue alguma recuperação, no segundo “é difícil voltar ao que era”, afirmou Alice Rodrigues.

Leia também...

Riachense promovido à 1ª divisão distrital após desistência do Ouriense

O Riachense vai competir na próxima temporada na 1ª divisão distrital de futebol da Associação de Futebol de Santarém na sequência da desistência do…

UD Santarém, 2 – Pero Pinheiro, 1: Golos em cinco minutos e incerteza nos restantes 91

A União Desportiva de Santarém (UDS) venceu esta tarde o Pero Pinheiro por 2-1, em jogo a contar para a 5.ª Jornada do Campeonato…

Rugby de Santarém começa com o pé esquerdo

O Rugby Clube de Santarém começou com o pé errado no campeonato nacional ao sair derrotado na recepção Caldas Rugby Clube, por 15-25, em…

Santarém Cup anuncia Rui Barros como padrinho para a edição de 2025

Rui Barros, antigo futebolista internacional português, será o padrinho da edição deste ano do Santarém Cup. Com organização da Associação Académica de Santarém, o…