A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém vão promover as “Jornadas de Museologia nas Misericórdias”. Marcada para dia 3 de Junho na Igreja da Misericórdia de Santarém, a sétima edição desta iniciativa pretende reflectir sobre a realidade e as potencialidades do património museológico detido em todo o país pelas Misericórdias, inclusive em Santarém.

A sessão de abertura contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves; do director do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém, Renato Bento; do Bispo de Santarém, D. José Traquina; do presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos e do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Hermínio Martinho.

As Jornadas vão aprofundar as boas-práticas para a protecção e conservação deste património, mas também os desafios e as oportunidades que a oferta cultural disponibilizada pelas Misericórdias poderá representar para o desenvolvimento da economia do turismo, para a coesão do território, para a sustentabilidade das Santas Casas e, sobretudo, para a afirmação da sua identidade secular.

Através das suas realidades museológicas, as Misericórdias têm a possibilidade de mostrar e divulgar a vasta experiência e conhecimento dos movimentos sociais em cada comunidade, uma vez que ao longo de séculos foram, e ainda são, promotoras de cultura e tradições locais.

Com um interregno de dois anos, devido à pandemia, as Jornadas “Museologia nas Misericórdias” regressam ao seu encontro anual para analisar o panorama dos espaços museológicos das Misericórdias, avaliando os constrangimentos e os desafios, e sobretudo para projectar a intervenção futura.

Presentemente, as Misericórdias têm cerca de 82 espaços museológicos que se traduzem em museus, casas-museu, núcleos museológicos, centros interpretativos, centros de memória, espaços musealizados, colecções visitáveis, entre outros.

A sétima edição das Jornadas de Museologia nas Misericórdias realiza-se no próximo dia 3 de Junho, a partir das 10h00, na Igreja da Misericórdia de Santarém (Rua 1.º de Dezembro, 56), com a participação gratuita.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…