Os grupos do sector agropecuário Montalva, Valsabor e Maporal criaram, em Santarém, uma unidade de conversão e valorização de subprodutos de origem animal – a Petaqua –, com quatro milhões de euros de investimento.

A Petaqua, que está localizada em Santarém, destina-se a reforçar a sustentabilidade do sector, através da transformação em energia e proteína dos subprodutos desaproveitados.

Esta unidade vai empregar mais de duas dezenas de colaboradores e os seus produtos podem ser utilizados no mercado da alimentação e rações para animais, aquacultura, fertilizantes ou biodiesel.

As três empresas avançaram com um investimento conjunto, defendendo que a economia circular sustentável “é benéfica para a comunidade, permitindo ganhos ambientais significativos”.

A administração da nova empresa será dividida pelos três grupos.

A Petaqua, que ocupa uma área de 6.000 metros quadrados, foi hoje inaugurada pelo secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves.

Leia também...

Distrital de Santarém do PS aprova lista liderada por Alexandra Leitão

A lista de candidatos do PS por Santarém às legislativas de Outubro, liderada por Alexandra Leitão, foi aprovada terça-feira à noite pela Comissão Política…

Abrantes vai converter antigo mercado em espaço multiusos

A Câmara Municipal de Abrantes vai investir 6,7 milhões de euros (ME) na reconversão do antigo mercado municipal em edifício multiusos, tendo aprovado hoje…

Câmara de Salvaterra de Magos desenvolve programa para combater pobreza

A Câmara de Salvaterra de Magos vai desenvolver o programa SER – Salvaterra em Rede, projeto destinado a combater a pobreza e promover a…

GNR recupera material furtado e identifica suspeitos

A GNR recuperou material furtado e identificou dois homens de 29 e 61 anos por suspeita da autoria de furtos em residências, no passado…