Os grupos do sector agropecuário Montalva, Valsabor e Maporal criaram, em Santarém, uma unidade de conversão e valorização de subprodutos de origem animal – a Petaqua –, com quatro milhões de euros de investimento.

A Petaqua, que está localizada em Santarém, destina-se a reforçar a sustentabilidade do sector, através da transformação em energia e proteína dos subprodutos desaproveitados.

Esta unidade vai empregar mais de duas dezenas de colaboradores e os seus produtos podem ser utilizados no mercado da alimentação e rações para animais, aquacultura, fertilizantes ou biodiesel.

As três empresas avançaram com um investimento conjunto, defendendo que a economia circular sustentável “é benéfica para a comunidade, permitindo ganhos ambientais significativos”.

A administração da nova empresa será dividida pelos três grupos.

A Petaqua, que ocupa uma área de 6.000 metros quadrados, foi hoje inaugurada pelo secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves.

Leia também...

Tasquinhas já abriram em Rio Maior

As Tasquinhas de Rio Maior abriram hoje as suas portas, prometendo, durante dez dias, dar a conhecer, aos mais de 120 mil visitantes que…

Rio Maior: Aberta nova ligação entre a EN114 e a A15

A Infraestruturas de Portugal (IP) inaugurou duas novas ligações rodoviárias na região Norte e uma no Ribatejo, com investimento total de 30 milhões de…

Greve adiou início da instrução do processo do acidente que vitimou Sara Carreira

O início da fase instrutória do processo do acidente na A1 que, em Dezembro de 2020, vitimou a cantora Sara Carreira, foi adiado devido…

Hospital de Santarém realizou mais de 30.000 testes

O Serviço de Patologia Clínica do Hospital de Santarém realizou mais de 30.000 testes de diagnóstico à covid-19 num ano, num investimento superior a…