Os grupos do sector agropecuário Montalva, Valsabor e Maporal criaram, em Santarém, uma unidade de conversão e valorização de subprodutos de origem animal – a Petaqua –, com quatro milhões de euros de investimento.

A Petaqua, que está localizada em Santarém, destina-se a reforçar a sustentabilidade do sector, através da transformação em energia e proteína dos subprodutos desaproveitados.

Esta unidade vai empregar mais de duas dezenas de colaboradores e os seus produtos podem ser utilizados no mercado da alimentação e rações para animais, aquacultura, fertilizantes ou biodiesel.

As três empresas avançaram com um investimento conjunto, defendendo que a economia circular sustentável “é benéfica para a comunidade, permitindo ganhos ambientais significativos”.

A administração da nova empresa será dividida pelos três grupos.

A Petaqua, que ocupa uma área de 6.000 metros quadrados, foi hoje inaugurada pelo secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves.

Leia também...

Município de Santarém lança campanha para adopção de animais de estimação

O Município de Santarém, através do CROAS – Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém, lançou a Campanha – Adote um animal –…

Universidade Sénior de Salvaterra de Magos inicia novo ano lectivo

A Universidade Sénior do concelho de Salvaterra de Magos arrancou sexta-feira, 14 de Outubro, para mais um ano lectivo. Este ano é introduzido no…

Estádio Municipal de Rio Maior renova sistema de som e iluminação

O Estádio Municipal de Rio Maior vê o seu sistema de som e de iluminação renovado, um investimento realizado pelo Casa Pia AC, no…

Hospital Distrital de Santarém sem profissionais infectados

Há duas semanas que não há registo de profissionais infectados no Hospital Distrital de Santarém (HDS). Num universo de 1700 profissionais já estão vacinados…