Os grupos do sector agropecuário Montalva, Valsabor e Maporal criaram, em Santarém, uma unidade de conversão e valorização de subprodutos de origem animal – a Petaqua –, com quatro milhões de euros de investimento.

A Petaqua, que está localizada em Santarém, destina-se a reforçar a sustentabilidade do sector, através da transformação em energia e proteína dos subprodutos desaproveitados.

Esta unidade vai empregar mais de duas dezenas de colaboradores e os seus produtos podem ser utilizados no mercado da alimentação e rações para animais, aquacultura, fertilizantes ou biodiesel.

As três empresas avançaram com um investimento conjunto, defendendo que a economia circular sustentável “é benéfica para a comunidade, permitindo ganhos ambientais significativos”.

A administração da nova empresa será dividida pelos três grupos.

A Petaqua, que ocupa uma área de 6.000 metros quadrados, foi hoje inaugurada pelo secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves.

Leia também...

Praça da República em Vila Nova da Barquinha requalificada e sem trânsito

O município de Vila Nova da Barquinha está a requalificar a Praça da República e toda a zona envolvente dos Paços do Concelho num…

Projecto Bata Branca já realizou mais de sete mil consultas médicas no Concelho de Azambuja

O programa “Bata Branca” nasceu de um acordo de colaboração celebrado entre a Cerci-Flor da Vida de Azambuja, a ACSS – Administração Central do…

Entrada de processos à beira da prescrição no Tribunal da Concorrência é “pressão inadmissível” – juízas

A entrada de processos no Tribunal da Concorrência com prazos de prescrição próximos do limite acaba por exercer uma “pressão inadmissível sobre o juiz…

TorreShopping vai ser renovado

  O Centro Comercial de Torres Novas vai passar por um processo de modernização com vista a uma melhor experiência para todos os que…