Os grupos do sector agropecuário Montalva, Valsabor e Maporal criaram, em Santarém, uma unidade de conversão e valorização de subprodutos de origem animal – a Petaqua –, com quatro milhões de euros de investimento.

A Petaqua, que está localizada em Santarém, destina-se a reforçar a sustentabilidade do sector, através da transformação em energia e proteína dos subprodutos desaproveitados.

Esta unidade vai empregar mais de duas dezenas de colaboradores e os seus produtos podem ser utilizados no mercado da alimentação e rações para animais, aquacultura, fertilizantes ou biodiesel.

As três empresas avançaram com um investimento conjunto, defendendo que a economia circular sustentável “é benéfica para a comunidade, permitindo ganhos ambientais significativos”.

A administração da nova empresa será dividida pelos três grupos.

A Petaqua, que ocupa uma área de 6.000 metros quadrados, foi hoje inaugurada pelo secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves.

Leia também...

Município de Tomar apoia com 248 mil euros crianças carenciadas do 1º ciclo e pré-escolar

Foram aprovados em reunião de Câmara os auxílios económicos a alunos carenciados, referentes ao 1º ciclo, bem como os subsídios especiais a crianças provenientes…

Tomar recebeu IX Torneio Cidade Templária

Decorreu, no passado fim-de-semana, dias 14 e 15 de outubro Pavilhão Municipal Cidade de Tomar o IX Torneio Cidade Templária 2023, onde estiveram atletas…

Abrantes foi capital da Transição Digital durante conferencia que defendeu criação de territórios inteligentes

Temas como os serviços de proximidade, preservação, inovação e sustentabilidade estiveram em debate esta quinta-feira, 21 de Setembro, durante a conferência “Autarquias – Transição…

Ruas de Azambuja acolhem o IX Cruzeiro do Tejo com fotografias de António Ribeiro

A vila de Azambuja vai receber, no próximo dia 8 de Junho, a visita da imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo.…