Os grupos do sector agropecuário Montalva, Valsabor e Maporal criaram, em Santarém, uma unidade de conversão e valorização de subprodutos de origem animal – a Petaqua –, com quatro milhões de euros de investimento.

A Petaqua, que está localizada em Santarém, destina-se a reforçar a sustentabilidade do sector, através da transformação em energia e proteína dos subprodutos desaproveitados.

Esta unidade vai empregar mais de duas dezenas de colaboradores e os seus produtos podem ser utilizados no mercado da alimentação e rações para animais, aquacultura, fertilizantes ou biodiesel.

As três empresas avançaram com um investimento conjunto, defendendo que a economia circular sustentável “é benéfica para a comunidade, permitindo ganhos ambientais significativos”.

A administração da nova empresa será dividida pelos três grupos.

A Petaqua, que ocupa uma área de 6.000 metros quadrados, foi hoje inaugurada pelo secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves.

Leia também...

Município da Chamusca atribuiu mais de 44 mil euros no apoio à compra de medicamentos

No âmbito do programa “Abem: Rede Solidária do Medicamento”, o Município da Chamusca atribuiu, desde 2017, 153 cartões Abem, no valor de mais de 44 mil euros, permitindo…

Acordai amigos! O intervalo terminou… por: Francisco Morgado

Está a acabar o tempo em que andamos distraídos com as coisas que o Verão nos proporciona. Desde logo oportunidade de umas férias. Mais…

Governo atribui medalha aos Bombeiros de Tomar no 100º aniversário

O Governo vai condecorar os Bombeiros do Município de Tomar com a Medalha de Mérito de Protecção e Socorro, grau ouro e distintivo azul,…

Presidente da UDIPSS demite-se devido à “resistência interna” na instituição

Hilário Teixeira anunciou que se demitiu de presidente da direcção da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém (UDIPSS), cargo que…