Os grupos do sector agropecuário Montalva, Valsabor e Maporal criaram, em Santarém, uma unidade de conversão e valorização de subprodutos de origem animal – a Petaqua –, com quatro milhões de euros de investimento.

A Petaqua, que está localizada em Santarém, destina-se a reforçar a sustentabilidade do sector, através da transformação em energia e proteína dos subprodutos desaproveitados.

Esta unidade vai empregar mais de duas dezenas de colaboradores e os seus produtos podem ser utilizados no mercado da alimentação e rações para animais, aquacultura, fertilizantes ou biodiesel.

As três empresas avançaram com um investimento conjunto, defendendo que a economia circular sustentável “é benéfica para a comunidade, permitindo ganhos ambientais significativos”.

A administração da nova empresa será dividida pelos três grupos.

A Petaqua, que ocupa uma área de 6.000 metros quadrados, foi hoje inaugurada pelo secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves.

Leia também...

Bispos reúnem-se sexta-feira para analisar relatório sobre abusos sexuais na Igreja

O episcopado português reúne-se na sexta-feira em Fátima para analisar o relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na…

Águas de Santarém substitui condutas em Amiais de Baixo, Louriceira e Alcanhões

No âmbito da empreitada de “Substituição de Condutas em Amiais de Baixo, Louriceira e Alcanhões – 2024”, a empresa Águas de Santarém informa que…

Natal de Rio Maior com animação para todos

Os Presépios de Sal estão de volta a Rio Maior. São 41 os presépios, dos mais variados tamanhos, que vão dar uma nova vida à…

Motard de Rio Maior percorre sozinho 7080 kms pela Europa

Um sócio do Moto Clube de Rio Maior andou 13 dias em viagem de moto sozinho pela Europa, totalizando 7080 kms. Levando o seu…