Os grupos do sector agropecuário Montalva, Valsabor e Maporal criaram, em Santarém, uma unidade de conversão e valorização de subprodutos de origem animal – a Petaqua –, com quatro milhões de euros de investimento.

A Petaqua, que está localizada em Santarém, destina-se a reforçar a sustentabilidade do sector, através da transformação em energia e proteína dos subprodutos desaproveitados.

Esta unidade vai empregar mais de duas dezenas de colaboradores e os seus produtos podem ser utilizados no mercado da alimentação e rações para animais, aquacultura, fertilizantes ou biodiesel.

As três empresas avançaram com um investimento conjunto, defendendo que a economia circular sustentável “é benéfica para a comunidade, permitindo ganhos ambientais significativos”.

A administração da nova empresa será dividida pelos três grupos.

A Petaqua, que ocupa uma área de 6.000 metros quadrados, foi hoje inaugurada pelo secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves.

Leia também...

ULS Lezíria garante atestados para eleitores com deficiência

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) divulgou os locais que estarão abertos no próximo dia 08 de Fevereiro, para efeitos de…

Fórum Actor Mário Viegas recebe “Pão Pão Queijo Queijo”

No âmbito da programação da” Cidade do Vinho 2024”, o evento “Pão Pão Queijo Queijo” está de volta amanhã, sábado, dia 14 de dezembro,…

Festival do Peixe do Rio até domingo em Tancos

A aldeia ribeirinha de Tancos, em Vila Nova da Barquinha, promove os sabores locais através do Festival do Peixe do Rio, que decorre entre…

Criança de dois anos morre atropelada pelo avô em Alpiarça

Uma criança com cerca de dois anos morreu na tarde deste sábado, 18 de Dezembro, na sequência de um atropelamento acidental, em Alpiarça. Segundo…