Os grupos do sector agropecuário Montalva, Valsabor e Maporal criaram, em Santarém, uma unidade de conversão e valorização de subprodutos de origem animal – a Petaqua –, com quatro milhões de euros de investimento.

A Petaqua, que está localizada em Santarém, destina-se a reforçar a sustentabilidade do sector, através da transformação em energia e proteína dos subprodutos desaproveitados.

Esta unidade vai empregar mais de duas dezenas de colaboradores e os seus produtos podem ser utilizados no mercado da alimentação e rações para animais, aquacultura, fertilizantes ou biodiesel.

As três empresas avançaram com um investimento conjunto, defendendo que a economia circular sustentável “é benéfica para a comunidade, permitindo ganhos ambientais significativos”.

A administração da nova empresa será dividida pelos três grupos.

A Petaqua, que ocupa uma área de 6.000 metros quadrados, foi hoje inaugurada pelo secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves.

Leia também...

Abrantes instala contadores inteligentes para reduzir consumos de água

Os Serviços Municipalizados de Abrantes vão instalar 840 contadores com telemetria para a monitorização e controlo de perdas de água no concelho, um investimento…

Agrupamento de Escolas de Alcanena entrega diplomas a 138 adultos dos cursos EFA e RVCC

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Alcanena realizou no dia 30 de Setembro, no cineteatro S. Pedro, em Alcanena, uma sessão solene…

Associação Zero alerta para “destruição ambiental” com obra de Abrantes

A associação Zero alertou hoje para a “destruição ambiental” da ribeira de Rio de Moinhos, em Abrantes, devido a um projecto de requalificação que,…

Adolescente ferido com gravidade em atropelamento seguido de fuga na EN 251

Um adolescente foi atropelado esta quarta-feira, 10 de Março, com gravidade na estrada nacional 251, em Azervadinha, no concelho de Coruche, seguido de fuga.…