Inspirada nos roteiros que a Câmara Municipal de Santarém lançou na última Bolsa de Turismo de Lisboa, a direcção da Associação de Moradores do Centro Histórico de Santarém (AMCHS) desafiou os associados a escolherem entre cinco roteiros que percorrem o centro histórico.

A larga maioria dos sócios seleccionou o roteiro Arquitectura Urbana, Religiosa e Militar e no sábado, 20 de Maio, durante a manhã, associados e convidados percorreram as ruas do centro da cidade e visitaram alguns dos monumentos e pontos de interesse identificados no referido roteiro.

Sob a orientação da Inês Empis, secretária da direcção da AMCHS que assumiu de forma muito competente as funções de guia turística, foram visitados e apresentados o coreto, a antiga Escola Prática de Cavalaria e a Torre da Trindade recentemente reabilitada, o Convento de São Francisco, a janela manuelina na Praça Sá da Bandeira, o Teatro Sá da Bandeira, a varanda renascentista na Rua João Afonso, a Igreja da Misericórdia e varanda anexa e a Torre das Cabaças. Em muitas das paragens, os próprios participantes no passeio fizeram comentários e complementaram a explicação da “guia”, o que tornou o passeio muito dinâmico e participado, facto que foi do agrado de todos.

Estando o passeio ancorado num dos roteiros turísticos editados pela Câmara Municipal, muitos dos participantes aproveitaram a oportunidade e visitaram o Posto de Turismo com o objectivo de retirarem vários desses roteiros.

O final do percurso junto da Igreja de São João de Alporão foi uma oportunidade para Francisco Pombas e Inês Empis transmitirem aos associados informação relevante sobre as obras em curso no centro histórico, informação essa recolhida no decorrer da visita às obras municipais com o Executivo Camarário realizada no passado dia 18 (quinta-feira).

Todos os participantes concordaram que é muito importante tornar visitáveis a Torre das Cabaças e a Torre da Trindade, pontos mais altos do Centro Histórico, que seguramente atrairiam muitos turistas, mas também muitos munícipes que nunca tiveram oportunidade de visitar esses monumentos.

Será uma das propostas a apresentar na próxima reunião semestral que a Associação de Moradores realiza com a vereação. A iniciativa contou com cerca de 30 participantes e terminou com um almoço convívio no Clube de Santarém onde foi possível apresentar e debater as várias propostas da Associação e se programou, para final de Setembro, uma visita à Capela Dourada, integrada na Igreja de Jesus Cristo e, novamente, à Igreja da Misericórdia.

Leia também...

Capitão de Abril Correia Bernardo condecorado com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, em cerimónia restrita no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, no passado dia 19…

Constância assinala 500 anos do nascimento de Camões com recriação histórica

O Município de Constância vai assinalar o quinto centenário do nascimento de Camões, de 06 a 10 de junho, com um programa comemorativo que, durante…

Prémio Maria Lamas atribuído a “Compassos Feministas” de Isabel Freire

O júri do Prémio Maria Lamas de Estudos sobre a Mulher, Género e Igualdade, iniciativa do Município de Torres Novas, deliberou unanimemente a atribuição…

Festival de Filosofia debate “Liberdade em construção” em Abrantes

“Liberdade em Construção”, no ano em que se comemora o cinquentenário do 25 de Abril, é o mote para a sétima edição do Festival…