Inspirada nos roteiros que a Câmara Municipal de Santarém lançou na última Bolsa de Turismo de Lisboa, a direcção da Associação de Moradores do Centro Histórico de Santarém (AMCHS) desafiou os associados a escolherem entre cinco roteiros que percorrem o centro histórico.

A larga maioria dos sócios seleccionou o roteiro Arquitectura Urbana, Religiosa e Militar e no sábado, 20 de Maio, durante a manhã, associados e convidados percorreram as ruas do centro da cidade e visitaram alguns dos monumentos e pontos de interesse identificados no referido roteiro.

Sob a orientação da Inês Empis, secretária da direcção da AMCHS que assumiu de forma muito competente as funções de guia turística, foram visitados e apresentados o coreto, a antiga Escola Prática de Cavalaria e a Torre da Trindade recentemente reabilitada, o Convento de São Francisco, a janela manuelina na Praça Sá da Bandeira, o Teatro Sá da Bandeira, a varanda renascentista na Rua João Afonso, a Igreja da Misericórdia e varanda anexa e a Torre das Cabaças. Em muitas das paragens, os próprios participantes no passeio fizeram comentários e complementaram a explicação da “guia”, o que tornou o passeio muito dinâmico e participado, facto que foi do agrado de todos.

Estando o passeio ancorado num dos roteiros turísticos editados pela Câmara Municipal, muitos dos participantes aproveitaram a oportunidade e visitaram o Posto de Turismo com o objectivo de retirarem vários desses roteiros.

O final do percurso junto da Igreja de São João de Alporão foi uma oportunidade para Francisco Pombas e Inês Empis transmitirem aos associados informação relevante sobre as obras em curso no centro histórico, informação essa recolhida no decorrer da visita às obras municipais com o Executivo Camarário realizada no passado dia 18 (quinta-feira).

Todos os participantes concordaram que é muito importante tornar visitáveis a Torre das Cabaças e a Torre da Trindade, pontos mais altos do Centro Histórico, que seguramente atrairiam muitos turistas, mas também muitos munícipes que nunca tiveram oportunidade de visitar esses monumentos.

Será uma das propostas a apresentar na próxima reunião semestral que a Associação de Moradores realiza com a vereação. A iniciativa contou com cerca de 30 participantes e terminou com um almoço convívio no Clube de Santarém onde foi possível apresentar e debater as várias propostas da Associação e se programou, para final de Setembro, uma visita à Capela Dourada, integrada na Igreja de Jesus Cristo e, novamente, à Igreja da Misericórdia.

Leia também...

“Santarém deve divulgar, dinamizar e preservar a sua história”

João Diogo Carvalho, natural de Santarém, é licenciado em História e concluiu…

Associação Ius Omnibus diz que lesados podem registar pedido de indemnização à Sony

A associação de defesa do consumidor Ius Omnibus informou hoje que avançou…

João Moreira O Irrequieto Cidadão do Mundo

Este ano assinalam-se os 100 anos de nascimento de João Gomes Moreira.…

Um morto em colisão entre ambulância e automóvel em Vila Nova da Barquinha

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida numa colisão ocorrida hoje de…