Alfredo de Jesus Barbosa, conhecido também por Alfredo Morujeira, faleceu na tarde desta terça-feira, 29 de Outubro, em Santarém.
O Alfredo de Jesus Barbosa foi um Homem bom, amigo do seu amigo, generoso e sempre disponível para ajudar quem necessitasse dos seus préstimos.
Foi mecânico de automóveis, na antiga Ford, vendedor de equipamento agrícola e comercial ao serviço de diversas Casas Agrícolas, mas será para sempre lembrado como um excelente Aficionado, arrojado “recortador” e pegador nas antigas entradas e largadas de toiros e bom forcado, tendo sido o primeiro Cabo do Grupo de Forcados Amadores do Futuro, de Santarém.
Este Grupo de Forcados foi fundado no ano de 1970, por iniciativa de Celestino Graça e de Eusébio Duarte Jorge, que sugeriu a sua organização para apoio técnico ao Grupo de Forcados Amadores de Santarém, então capitaneado por José Manuel do Souto Barreiros.
Pelo Grupo do Futuro de Santarém passaram algumas das principais referências dos Amadores de Santarém, ficando na memória de todos o espírito jovial e de pura amizade que a todos unia em torno do ideal de pegar toiros.
Alfredo de Jesus Barbosa colaborou de muito perto com Celestino Graça e mais tarde com a Misericórdia de Santarém, coordenando as campanhas de promoção das corridas da Monumental Celestino Graça.
Após o falecimento de sua Esposa, Alfredo de Jesus Barbosa retirou-se um pouco da vida pública que lhe era habitual, pelo que muitos amigos se foram esquecendo de si, mau grado que continuassem a devotar-lhe uma sincera amizade.
Alfredo de Jesus Barbosa deixou mais pobre a Cidade de Santarém e o Ribatejo, especialmente quem é apreciador das tradições taurinas ribatejanas.
À Família enlutada, sobretudo a seu sobrinho José Barbosa, apresentamos as mais sentidas condilências. Que Descanse em Paz!
Ludgero Mendes