O músico escalabitano Fernando Maia morreu este domingo, 12 de Abril, aos 75 anos de idade. O músico estava hospitalizado há cerca de uma semana e não resistiu a uma peritonite.
O musico era um dos elementos mais antigos da Orquestra Típica Scalabitana, um velho guitarrista “para todo o serviço” e que tocou muito e em muitos locais e condições.
Nos anos 60 tocou nos “Ratos das Caves” e depois fez muitos anos parte do “Conjunto Figueira Padeiro”, para além de inúmeras intervenções avulso, com vários cantores, e também em almoços de grupos de amigos. Foi também professor de viola de muitos músicos de Santarém.
A notícia da morte foi avançada por Eliseu Raimundo, presidente do Círculo Cultural Scalabitano, que lamentou a morte de um “grande homem da música, a quem o Círculo tanto deve e que, ainda recentemente, homenageou com a medalha de mérito”.
“Dia triste, muito triste na vida desta Associação, mas também na vida cultural da nossa cidade e país pois perde um dos seus maiores vultos. Dia triste: morreu um Grande Homem, um Grande Amigo, um Grande Professor, um Grande Músico”, refere Eliseu Raimundo.
“Dia triste para a Orquestra Típica Scalabitana: morreu um dos seus mais antigos elementos, que ultrapassou gerações de músicos sempre com uma dedicação e interesse sem ímpar”, adianta o presidente da associação.
“À família, em especial à sua esposa e desde sempre amiga, e à Orquestra Típica Scalabitana, os sentidos pêsames da direcção do Círculo Cultural Scalabitano”, conclui o responsável.
Para já ainda não é conhecida a data das cerimónias fúnebres do músico, que nos tempos actuais estão limitadas à presença de apenas 10 pessoas.