O padre Frutuoso Duarte Matias morreu aos 81 anos de idade na passada quarta-feira, dia 15 de Abril, vítima de doença no Hospital Distrital de Santarém.

O corpo do Frutuoso Matias segue directamente para o cemitério da Moçarria na tarde desta quinta-feira, 16 de Abril. O Bispo de Santarém, D. José Traquina, irá presidir às exéquias em que, além do pároco local, só poderão participar um número reduzido de familiares, devido às circunstâncias actuais.

Frutuoso Duarte Matias nasceu a 13 de Janeiro de 1938, em Moçarria, concelho de Santarém. Foi ordenado presbítero a 15 de Agosto de 1967, por D. Manuel Gonçalves Cerejeira, para o serviço da Diocese de Lisboa e incardinou-se na Diocese de Santarém aquando da sua criação.

O sacerdote iniciou o exercício do ministério sacerdotal, em 1967, como coadjutor das paróquias de Tremês, Várzea, Arneiro de Milhariças, Abrã, Romeira, Azoia de Baixo, Azoia de Cima e Abitureiras. Em 1972 foi para pároco de Madalena e Beselga no concelho de Tomar. Em 1975 foi pároco de São Pedro e Salvador de Torres Novas, e Director do Jornal “O Almonda” num período particularmente difícil do ponto de vista político e social.

Em 1984, assume a paróquia de Arrouquelas e Rio Maior, onde promoveu a construção do Centro Pastoral e da Residência Paroquial, além de outras obras nas capelas da comunidade. A 29 de Outubro de 1990, é nomeado vigário forâneo de Rio Maior. Quatro anos mais tarde torna-se pároco de Asseiceira, Tomar e em 2005 passa a pároco de Tomar e vigário forâneo.

No ano de 2010, cessa as funções paroquiais, a seu pedido e tira um tempo sabático. No mesmo ano cessa o tempo sabático e passa a pároco de São João da Ribeira, Marmeleira e Arrouquelas. Em 2013 assume as funções de vigário paroquial de São Pedro, Santa Maria, Santíssimo Salvador, e São Tiago de Torres Novas.

No inicio de 2017, cessa as funções de vigário paroquial por motivos de saúde e passa a residir na Casa Sacerdotal no Edifício do Seminário em Santarém.

Após perder a autonomia a família transferiu-o para o Lar Mocarriense onde foi bem acompanhado pela instituição e pela família.

Em comunicado, a Diocese de Santarém refere que o Padre Frutuoso foi “um sacerdote zeloso e empreendedor, procurava não estar mais de 10 anos em cada comunidade para não cansar a comunidade”.

“Nos encontros com os colegas e nas reuniões do clero procurava criar um bom ambiente, exalar o bom odor de Cristo. Que o Senhor Ressuscitado o receba no reino eterno”, conclui a nota.

Leia também...

Arqueiros do Ateneu Artístico Cartaxense medalhados em Coimbra

O arqueiro Ângelo Lobo venceu a 3.ª Prova do Campeonato Nacional de…

Câmara de Almeirim suspende atendimento ao público

A Câmara de Almeirim decidiu encerrar os serviços de atendimento ao público…

Pedido para ouvir primeiro-ministro no caso de Tancos chegou ao Conselho de Estado

O pedido do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) para ouvir o…

Círculo Cultural Scalabitano presta homenagem aos 50 anos do Veto Teatro Oficina

Os 50 anos do Veto Teatro Oficina são assinalados com a estreia,…