Com um lote de inscritas que superou as expectativas, começou a disputar-se a fase de qualificação do 7.º Santarém Ladies Open, prova internacional feminina dotada com 25 mil dólares em prémios monetários e que decorre até ao próximo dia 1 de Outubro.

O equilíbrio foi nota dominante numa jornada que confirmou a passagem de Matilde Jorge como a única portuguesa a ficar a um triunfo do quadro principal, ela que derrotou de forma categórica a compatriota e amiga, Maria Garcia, por claros 6-0 e 6-2.

Pelo caminho ficaram Milla Sequeira, Dana Avramenko e Carolina Mesquita. Sequeira caiu ante a britânica Emilie Gallagher, por 6-1 e 6-3, Avramenko viu a norte-americana Madison Sieg aplicar-lhe um duplo 6-0, e, por último, Carolina Mesquita fez o que pôde ante a suíça Leonie Kung, que triunfou por 6-1 e 6-4.

A norte-americana Dalayna Hewitt derrotou a dinamarquesa Rebecca Mortensen, por equilibrados por 1-6, 6-1 e 10-3, Victoria Muntean, de França, tardou em conseguir desembaraçar-se da sueca Lisa Zaar, fazendo-o por 6-2, 4-6 e 14-12, Anastasiia Grechkina também só no super tie-break conseguiu anular a americana de origem finlandesa, Sara Daavettila, por 6-3, 5-7 e 10-5, enquanto a sul-coreana Gyeong Seo Lee, eliminou a gaulesa Nina Radovanovic, por 1-6, 6-2 e 10-2.

A espanhola Eva Guerrero Alvarez e a georgiana Mariam Bolkvadze também começaram bem as suas caminhadas, com a madrilena a vencer a argelina Ines Ibbou, por 6-4 e 6-4, ao mesmo tempo que Bolkvadze batia Emma Lene (França), por 6-2 e 6-2. A polaca Urszula Radwanska também foi bem sucedida e aplicou 6-2 e 6-2 a Nadyia Kolb, da Ucrânia.

Entretanto, foi sorteado o quadro principal de singulares, com a portuguesa Francisca Jorge a medir forças na estreia com a croata Lea Boskovic, ao passo que as “wild card” lusas, Teresa Franco Dias, Carla Tomai e Patrícia Gui vão ter pela frente jogadoras provenientes da fase de qualificação (as duas primeiras) e a holandesa Lesley Pattinama Kerkhove.

A brasileira Laura Pigossi, primeira cabeça-de-série e 130.ª do ranking WTA tem no seu início da caminhada a belga Sofia Costoulas, a espanhola Nuria Parrizas-Diaz, segunda mais cotada em Santarém (135.ª), também vai aguardar pelo desfecho do “qualy”, e a francesa Leolia Jeajean, finalista nas Caldas da Rainha, terceira jogadora mais forte (151.ª) tem talvez um dos encontros mais complicados, uma vez que lhe calhou em sorte a norte-americana Ashley Lahey.

Leia também...

Devotos de Neno defrontaram estrelas do futebol em homenagem ao seu Deus

O passado sábado, dia 11 de Setembro, assinalou mais um momento histórico…

Par da NewStarDance conquista bronze no campeonato internacional de dança desportiva

O par Xavier Pereira & Leonor Madeira, da NewStarDance, conquistou a medalha…

Teqball solidário angariou mais de 25 kgs de alimentos para os jogadores do Fátima SAD e Vitória de Setúbal

O evento “Open Day Solidário de Teqball” realizado no sábado, dia 28…

NewStarDance: Uma referência na Dança Desportiva em Portugal

A NewStarDance, uma escola de dança desportiva com sede em Santarém, reafirma-se…