Com um lote de inscritas que superou as expectativas, começou a disputar-se a fase de qualificação do 7.º Santarém Ladies Open, prova internacional feminina dotada com 25 mil dólares em prémios monetários e que decorre até ao próximo dia 1 de Outubro.

O equilíbrio foi nota dominante numa jornada que confirmou a passagem de Matilde Jorge como a única portuguesa a ficar a um triunfo do quadro principal, ela que derrotou de forma categórica a compatriota e amiga, Maria Garcia, por claros 6-0 e 6-2.

Pelo caminho ficaram Milla Sequeira, Dana Avramenko e Carolina Mesquita. Sequeira caiu ante a britânica Emilie Gallagher, por 6-1 e 6-3, Avramenko viu a norte-americana Madison Sieg aplicar-lhe um duplo 6-0, e, por último, Carolina Mesquita fez o que pôde ante a suíça Leonie Kung, que triunfou por 6-1 e 6-4.

A norte-americana Dalayna Hewitt derrotou a dinamarquesa Rebecca Mortensen, por equilibrados por 1-6, 6-1 e 10-3, Victoria Muntean, de França, tardou em conseguir desembaraçar-se da sueca Lisa Zaar, fazendo-o por 6-2, 4-6 e 14-12, Anastasiia Grechkina também só no super tie-break conseguiu anular a americana de origem finlandesa, Sara Daavettila, por 6-3, 5-7 e 10-5, enquanto a sul-coreana Gyeong Seo Lee, eliminou a gaulesa Nina Radovanovic, por 1-6, 6-2 e 10-2.

A espanhola Eva Guerrero Alvarez e a georgiana Mariam Bolkvadze também começaram bem as suas caminhadas, com a madrilena a vencer a argelina Ines Ibbou, por 6-4 e 6-4, ao mesmo tempo que Bolkvadze batia Emma Lene (França), por 6-2 e 6-2. A polaca Urszula Radwanska também foi bem sucedida e aplicou 6-2 e 6-2 a Nadyia Kolb, da Ucrânia.

Entretanto, foi sorteado o quadro principal de singulares, com a portuguesa Francisca Jorge a medir forças na estreia com a croata Lea Boskovic, ao passo que as “wild card” lusas, Teresa Franco Dias, Carla Tomai e Patrícia Gui vão ter pela frente jogadoras provenientes da fase de qualificação (as duas primeiras) e a holandesa Lesley Pattinama Kerkhove.

A brasileira Laura Pigossi, primeira cabeça-de-série e 130.ª do ranking WTA tem no seu início da caminhada a belga Sofia Costoulas, a espanhola Nuria Parrizas-Diaz, segunda mais cotada em Santarém (135.ª), também vai aguardar pelo desfecho do “qualy”, e a francesa Leolia Jeajean, finalista nas Caldas da Rainha, terceira jogadora mais forte (151.ª) tem talvez um dos encontros mais complicados, uma vez que lhe calhou em sorte a norte-americana Ashley Lahey.

Leia também...

Santarém Basket apresenta equipas de formação (galeria de fotos)

O Santarém Basket Clube apresentou as equipas de formação e os novos…

Companhia das Lezírias recebe Taça Ibérica de Atrelagem

O complexo equino da Companhia das Lezírias, no Monte de Braço de…

Amiense, Cartaxo, U. Almeirim, Coruchense e Tomar na frente à 2ª jornada do Campeonato Distrital de Santarém

Os principais candidatos ao título de Campeão Distrital da Associação de Futebol…

“É no momento da escrita que me sinto mais livre”

“Fora de Jogo” marca a estreia literária de André Silva. O livro…