Todos os alunos do 4º ano das escolas do concelho de Abrantes, num total de 300, estão a ter aulas de natação, no âmbito do programa “Abrantes a Nadar”, que foi apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal de Abrantes na passada quinta-feira, 10 de outubro na Piscina Municipal de Abrantes.

“O grande objetivo deste programa é não deixar que nenhuma criança morra afogada”, começou por referir o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, durante a apresentação do programa “Abrantes a Nadar” que consiste em possibilitar a adaptação ao meio aquático e às regras de segurança a todos os alunos do 4º ano das escolas do concelho de Abrantes.

“Muitos alunos têm oportunidade de aprender a nadar porque os pais têm capacidade financeira para o fazer, mas há muitas crianças do nosso concelho que não têm essa oportunidade e este projeto permite que todos tenham à vontade dentro de água”, destacou Manuel Jorge Valamatos.

O programa “Abrantes a Nadar” já está no terreno, com aulas nas piscinas cobertas de Abrantes e Tramagal, sendo que o Município de Abrantes garante o transporte de todos os alunos.

Este projeto envolve 13 escolas, 18 turmas, num total de 300 participantes. As aulas terão a duração de 40 minutos e cada turma terá 15 aulas durante o ano letivo. Estão envolvidos 10 professores de natação neste projeto (cada turma tem sempre dois professores) e, no total, durante este ano letivo, serão dadas 268 aulas.

A sessão de apresentação contou com as presenças dos vereadores Celeste Simão e Luís Dias e com a diretora do Agrupamento de Escolas Nº 2, Isabel Alves, e Ana Marques, adjunta da direção do Agrupamento Nº 1 de Abrantes, bem como do Presidente da Associação de Natação do Distrito de Santarém, João Loureiro.

O “Abrantes a Nadar” decorre de outubro de 2024 a maio de 2025, em horário curricular. Tem como principais objetivos promover a saúde das crianças, contribuir para o desenvolvimento psicomotor, social e cognitivo, além de aumentar a segurança individual e coletiva devido à diminuição consequente do risco de afogamento.

Leia também...

Centro de Documentação Linguística quer criar arquivo de línguas ameaçadas da Europa

O Centro Interdisciplinar de Documentação Linguística e Social (CIDLeS), com sede em…

CDS preocupado com impacto da produção da Celtejo

O CDS-PP manifestou-se preocupado com o impacto que o aumento de produção…

Ministra de Estado e da Presidência presta contas em Santarém

Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, vai apresentar…

Salvador nasceu no Dia de Natal na maternidade do CHMT

No Dia de Natal, a Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo…