O município de Vila Nova da Barquinha assinala na quarta-feira, 6 de Novembro, o 183.º aniversário da elevação a concelho com actividades culturais e visitas gratuitas ao Centro de Interpretação Templário de Almourol.

O programa de comemorações conta ainda com uma visita guiada às obras do projeto ARTEJO – que percorrerá as 11 obras de arte pública executadas pelos artistas Alexandre Farto (Vhils), Carlos Vicente, Manuel João Vieira e Violant em Vila Nova da Barquinha, Atalaia, Praia do Ribatejo e Tancos – e uma tertúlia com Sara Cura, no Centro de Estudos de Arte Contemporânea.

Foi em 6 de Novembro de 1836 que a rainha D. Maria II assinou um decreto criando o concelho de Vila Nova da Barquinha, composto pelos extintos concelhos de Atalaia, Paio de Pele e Tancos. Só três anos mais tarde (26 de Junho de 1839) é que Barquinha foi elevada a vila.

O novo concelho foi, entretanto, suprimido (21 de Novembro de 1895) e anexado ao da Golegã, para voltar a ser restaurado em 13 de Janeiro de 1898.

Leia também...

Bombeiros Municipais de Santarém emitem comunicado após divulgação de vídeo no facebook

José Guilherme Costa São Marcos, comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém, emitiu no passado domingo, dia 05 de Agosto, um comunicado em defesa do…

Três mulheres e um homem detidos por tráfico de droga

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Torres Novas deteve três mulheres e um homem com idades compreendidas entre os 35 e 56…

VÍDEO | GNR detecta actividade ilegal na floresta em Rio Maior com recurso a helicóptero

A GNR, com recurso a um helicóptero da Força Aérea, detectou na terça-feira, 10 de Setembro, uma actividade ilegal de trabalhos florestais, com utilização…

11ª Volta a Portugal de Cadetes arranca em Abrantes esta sexta-feira

Organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, a Volta a Portugal de Cadetes Liberty Seguros, na estrada entre 27 e 29 de Julho, é a…