O município de Vila Nova da Barquinha assinala na quarta-feira, 6 de Novembro, o 183.º aniversário da elevação a concelho com actividades culturais e visitas gratuitas ao Centro de Interpretação Templário de Almourol.

O programa de comemorações conta ainda com uma visita guiada às obras do projeto ARTEJO – que percorrerá as 11 obras de arte pública executadas pelos artistas Alexandre Farto (Vhils), Carlos Vicente, Manuel João Vieira e Violant em Vila Nova da Barquinha, Atalaia, Praia do Ribatejo e Tancos – e uma tertúlia com Sara Cura, no Centro de Estudos de Arte Contemporânea.

Foi em 6 de Novembro de 1836 que a rainha D. Maria II assinou um decreto criando o concelho de Vila Nova da Barquinha, composto pelos extintos concelhos de Atalaia, Paio de Pele e Tancos. Só três anos mais tarde (26 de Junho de 1839) é que Barquinha foi elevada a vila.

O novo concelho foi, entretanto, suprimido (21 de Novembro de 1895) e anexado ao da Golegã, para voltar a ser restaurado em 13 de Janeiro de 1898.

Leia também...

Homem detido por cultivo de droga em Glória do Ribatejo

Um homem, de 48 anos, foi detido pela GNR na terça-feira, 25 de Agosto, no concelho de Salvaterra de Magos pela suspeita do crime…

VÍDEO | “No rugby, sem lealdade, não se é jogador”

Nuno Serra, presidente do Rugby Clube de Santarém Cerca de 240 jovens praticam a modalidade Rugby Clube de Santarém O presidente, Nuno Serra, destaca…

FITIJ traz teatro e artes à região de 01 a 07 de Outubro

A XIV edição do FITIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes, terá lugar na cidade de Santarém e na região, de 01 a…

Detidos com armas e munições em processo de ameaças no concelho de Santarém

A GNR deteve dois homens, com 27 e 52 anos, por posse de arma proibida e ameaças, no concelho de Santarém. Segundo a GNR,…