O município de Vila Nova da Barquinha assinala na quarta-feira, 6 de Novembro, o 183.º aniversário da elevação a concelho com actividades culturais e visitas gratuitas ao Centro de Interpretação Templário de Almourol.

O programa de comemorações conta ainda com uma visita guiada às obras do projeto ARTEJO – que percorrerá as 11 obras de arte pública executadas pelos artistas Alexandre Farto (Vhils), Carlos Vicente, Manuel João Vieira e Violant em Vila Nova da Barquinha, Atalaia, Praia do Ribatejo e Tancos – e uma tertúlia com Sara Cura, no Centro de Estudos de Arte Contemporânea.

Foi em 6 de Novembro de 1836 que a rainha D. Maria II assinou um decreto criando o concelho de Vila Nova da Barquinha, composto pelos extintos concelhos de Atalaia, Paio de Pele e Tancos. Só três anos mais tarde (26 de Junho de 1839) é que Barquinha foi elevada a vila.

O novo concelho foi, entretanto, suprimido (21 de Novembro de 1895) e anexado ao da Golegã, para voltar a ser restaurado em 13 de Janeiro de 1898.

Leia também...

Tancos: Um furto em investigação há 16 meses que provocou demissões e uma remodelação

O furto de material de guerra dos paióis de Tancos levou em 2018, um ano e quatro meses depois, à demissão do ministro da…

Surtos de Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa preocupam Comissão Distrital de Protecção Civil de Santarém

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém decidiu manter activo o Plano de Emergência Distrital, após reunir no passado dia 1 de Julho,…

Mais de 100 pessoas envolvidas na busca por idosa desaparecida no Cartaxo

A operação de busca por Vitalina Galvão, de 86 anos, residente no Cartaxo e desaparecida desde segunda-feira, contou o envolvimento de mais de uma…

VÍDEO | Forças de Segurança e de Socorro prestam homenagem aos profissionais de Saúde do HDS

As forças de segurança e corpos de bombeiros de Santarém realizaram esta sexta-feira, 17 de Abril, uma acção de agradecimento aos profissionais de saúde…