O município de Vila Nova da Barquinha assinala na quarta-feira, 6 de Novembro, o 183.º aniversário da elevação a concelho com actividades culturais e visitas gratuitas ao Centro de Interpretação Templário de Almourol.

O programa de comemorações conta ainda com uma visita guiada às obras do projeto ARTEJO – que percorrerá as 11 obras de arte pública executadas pelos artistas Alexandre Farto (Vhils), Carlos Vicente, Manuel João Vieira e Violant em Vila Nova da Barquinha, Atalaia, Praia do Ribatejo e Tancos – e uma tertúlia com Sara Cura, no Centro de Estudos de Arte Contemporânea.

Foi em 6 de Novembro de 1836 que a rainha D. Maria II assinou um decreto criando o concelho de Vila Nova da Barquinha, composto pelos extintos concelhos de Atalaia, Paio de Pele e Tancos. Só três anos mais tarde (26 de Junho de 1839) é que Barquinha foi elevada a vila.

O novo concelho foi, entretanto, suprimido (21 de Novembro de 1895) e anexado ao da Golegã, para voltar a ser restaurado em 13 de Janeiro de 1898.

Leia também...

Bispo de Santarém defende que estrangeiros são “uma necessidade e um bem”

O bispo de Santarém, José Traquina, que preside à peregrinação de Agosto ao Santuário de Fátima, defendeu que os estrangeiros são “uma necessidade e…

III Corrida das Vindimas encheu as ruas do Cartaxo

Mais de três centenas de atletas e praticantes de caminhada, cruzaram a meta instalada junto ao Centro Cultural do Cartaxo. Na classificação geral, Miguel…

David Antunes lança nova música “Vai Ficar Tudo Bem”, uma mensagem positiva para a quarentena

O músico escalabitano David Antunes lançou esta segunda-feira, 20 de Março, uma nova música “Vai ficar tudo bem”, uma canção para invadir as redes…

GNR realiza operação de combate ao tráfico de estupefacientes em Rio Maior

A GNR está hoje a realizar uma operação no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes em Rio Maior, com a participação de militares…