O município de Vila Nova da Barquinha assinala na quarta-feira, 6 de Novembro, o 183.º aniversário da elevação a concelho com actividades culturais e visitas gratuitas ao Centro de Interpretação Templário de Almourol.

O programa de comemorações conta ainda com uma visita guiada às obras do projeto ARTEJO – que percorrerá as 11 obras de arte pública executadas pelos artistas Alexandre Farto (Vhils), Carlos Vicente, Manuel João Vieira e Violant em Vila Nova da Barquinha, Atalaia, Praia do Ribatejo e Tancos – e uma tertúlia com Sara Cura, no Centro de Estudos de Arte Contemporânea.

Foi em 6 de Novembro de 1836 que a rainha D. Maria II assinou um decreto criando o concelho de Vila Nova da Barquinha, composto pelos extintos concelhos de Atalaia, Paio de Pele e Tancos. Só três anos mais tarde (26 de Junho de 1839) é que Barquinha foi elevada a vila.

O novo concelho foi, entretanto, suprimido (21 de Novembro de 1895) e anexado ao da Golegã, para voltar a ser restaurado em 13 de Janeiro de 1898.

Leia também...

Câmara de Rio Maior com orçamento de 26 milhões de euros em 2020

A Câmara de Rio Maior vai ter em 2020 um orçamento que ronda os 26 milhões de euros, “o maior dos últimos seis anos”,…

“Tasquinhas do Alviela” de sexta a domingo em S. Vicente do Paúl

A 13.ª edição das “Tasquinhas do Alviela” são hoje, sexta-feira, inauguradas pelas 20h00, no Jardim de São Vicente, em S. Vicente do Paúl, decorrendo…

PDM de Tomar em discussão pública até 7 de Janeiro

A discussão pública da revisão do Plano Diretor Municipal de Tomar (PDM) vai decorrer entre os dias 23 de Novembro e 7 de Janeiro,…

VÍDEO | Valter Antunes vence o prémio de Fotógrafo Europeu do Ano 2020

O fotógrafo escalabitano Valter Antunes é o grande vencedor do prémio de Fotógrafo Europeu do Ano 2020. Valter venceu a Câmara de Ouro na…