No ano em que o ex-libris do concelho, o Castelo de Almourol, assinala 850 anos de existência, a Câmara de Vila Nova da Barquinha terminou a renovação da sinalética turística.
A intervenção “consistiu no aproveitamento das estruturas já existentes, renovando a imagem, introduzindo novos conteúdos, nomeadamente informação bilingue, dado o crescente número de turistas estrangeiros a afluir ao concelho, assim como informação sobre as atracções turísticas mais recentes”, explica uma nota de imprensa da autarquia.
Esta nova sinalética, segundo a Câmara, “é o primeiro passo para a activação da marca ‘Visit Barquinha’, uma nova imagem para utilização no marketing turístico do município, quer em suportes físicos, quer electrónicos”.
O objectivo é conseguir uma uniformização da imagem do concelho no segmento do turismo, para a sinalização de atracções como o Castelo de Almourol, a Igreja Matriz de Atalaia, o Centro de Interpretação Templário, o Parque de Escultura Contemporânea, e o Centro Integrado de Educação em Ciências (CIEC) e Trilho Panorâmico do Tejo, entre outros.
Em 2016, a Câmara colocou sinalização direccional dos equipamentos turístico-culturais, “intervenção que foi reforçada em 2018 com a colocação de placas indicativas dos restaurantes e unidades de alojamento”, acrescenta a nota.
Em 2020, o município implementou o sistema de sinalização do Caminho de Santiago no troço que atravessa o concelho, intervenção desenvolvida no âmbito do projecto “Produtos Turísticos Integrados”, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, e, em breve, será também implementada a sinalética dos Caminhos de Fátima.