Foto: Município da Chamusca

O projeto, financiado pelo PRR, foi iniciado no primeiro semestre de 2025 e tem como objetivo reforçar o apoio às populações vulneráveis do município.

Identificar, sinalizar e encaminhar casos para as respostas sociais mais adequadas, são os compromissos do ‘Projeto Radar Social da Chamusca’, implementado pelo município no primeiro semestre de 2025 e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A iniciativa surgiu do compromisso do município em dar uma resposta inovadora e integrada no domínio da intervenção social, promovendo uma rede de cooperação local e eficaz, de forma a incentivar o envolvimento ativo da comunidade.

Segundo o comunicado de imprensa do Município da Chamusca, o projeto materializa-se num trabalho de proximidade junto da população, “destinado a mitigar fenómenos como pobreza, exclusão social, isolamento, carência alimentar, habitação precária, ausência de cuidados de saúde, violência doméstica, maus-tratos ou dependências, nomeadamente o consumo de álcool ou substâncias psicoativas”, sendo que este tipo de abordagem “permite dar uma resposta articulada e personalizada às múltiplas situações de fragilidade existentes no concelho”.

A intervenção no terreno é assegurada por uma equipa técnica que desenvolve ações de proximidade e contacto direto com a comunidade, com destaque para o trabalho de rua. Todo o trabalho é desenvolvido em articulação com a Rede Social Concelhia, as Juntas e Uniões de Freguesia, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) locais, a Segurança Social e outras entidades parceiras.

O ‘Projeto Radar Social’ encontra-se disponível a todos os residentes do concelho da Chamusca que se encontrem em situação de vulnerabilidade, independentemente da idade, género ou condição socioeconómica. As sinalizações podem ser efetuadas por familiares, vizinhos, profissionais, técnicos de instituições ou outros membros da comunidade, através de contacto telefónico gratuito (800 209 569), e-mail (radarsocial@cm-chamusca.pt), formulário online acessível por QR Code, ou presencialmente nos serviços sociais do município e nas juntas de freguesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Jorge Faria retira candidatura à presidência da Câmara do Entroncamento

Jorge Faria, presidente da Câmara Municipal do Entroncamento desde 2013, retirou a…

Dupla dos “Caixeiros” carimba passaporte para os European Games 2023

No passado Sábado, dia 22 de Abril, o Complexo Desportivo do Bairro…

Biblioteca Municipal de Torres Novas assinala Dia Internacional da Biodiversidade

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, assinala na quinta-feira…

Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão comemora 11º aniversário

O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão – CIJVS, comemorou…