Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo agradece a populares, Bombeiros e agentes de protecção civil

Incêndio no Cartaxo junto à Madrevinhos

Pedro Magalhães Ribeiro agradece “em nome da nossa comunidade, àqueles que vieram em nosso auxílio, tal como, estou convicto que muitas pessoas pelo país fora estão gratas aos nossos Bombeiros Municipais. Nenhum homem, nem nenhuma comunidade existem sozinhos no mundo, é a ajuda que prestamos uns aos outros nos momentos de dificuldade que nos definem enquanto pessoas e enquanto instituições. Hoje fomos nós que precisámos desta ajuda, estamos prontos, como sempre ao longo da nossa história, para ajudar sempre e onde for preciso”.

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, expressa o seu reconhecimento e gratidão a todos os populares, Bombeiros, autoridades de protecção civil, forças de segurança – Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana –, que, “no combate difícil e complexo ao incêndio que deflagrou no Cartaxo, no dia 09 de Agosto, tudo fizeram para nos salvar, para proteger as nossas vidas e o nosso património”.

O autarca destaca “a resposta pronta, a disponibilidade e a solidariedade das mulheres e dos homens das corporações de bombeiros de Santarém, Alcanede, Alcoentre, Almeirim, Azambuja e Estoril que de modo altruísta, competente e abnegado, aliaram o seu esforço ao dos nossos Bombeiros Municipais, na defesa do nosso território e dos nossos concidadãos. O meu profundo e humilde, bem hajam.”

Agradece também “a enorme consideração enquanto cidadão e o enorme orgulho enquanto Presidente da Câmara Municipal, pela actuação dos Bombeiros Municipais do Cartaxo. É uma honra testemunhar a vossa competência e coragem na defesa dos vossos concidadãos, das suas vidas e do seu património”.

Destaca ainda “a honra para o Cartaxo que representa a presença dos nossos Bombeiros Municipais em missões de relevância nacional, de enorme complexidade técnica e elevado risco pessoal, que sempre cumprem com entrega, no entendimento de que o auxílio ao próximo é a vossa missão mais profunda.”

Incêndio envolveu dez corporações de bombeiros

O incêndio deflagrou no dia 09 de Agosto, junto à cidade do Cartaxo, na zona da antiga Madrevinhos, os Bombeiros Municipais do Cartaxo registaram o início do incêndio às 17h42, tendo o alerta sido dado via PSP do Cartaxo. Foi dado como extinto às 2h40 da manhã, de dia 10 de Agosto.

No combate estiveram envolvidos 70 bombeiros de dez corporações – os Bombeiros Municipais do Cartaxo e nove corporações de fora do concelho –, 19 veículos e um meio aéreo. Do incêndio resultaram 12,3 Ha de área ardida, não se registou qualquer ferido ou vítima, nem foram registadas habitações danificados. A causa do incêndio está por determinar, estando a investigação a cargo da GNR.

Corporações de Bombeiros que auxiliaram os Bombeiros Municipais do Cartaxo no combate ao incêndio:

  • Bombeiros Municipais de Santarém
  • Bombeiros Voluntários de Santarém
  • Bombeiros Voluntários de Alcanede
  • Bombeiros Voluntários de Alcoentre
  • Bombeiros Voluntários de Almeirim
  • Bombeiros Voluntários de Azambuja
  • Bombeiros Voluntários do Estoril
  • Bombeiros Voluntários de Pernes
  • Bombeiros Voluntários de Queluz
info, , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS