A vila de Coruche acolheu na segunda-feira (dia 19 de Janeiro), o IV Encontro de Turismo de Coruche, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça. Uma iniciativa que se afirmou como espaço estratégico de reflexão, partilha e construção de caminhos para o futuro do turismo no concelho, e que contou com a presença de empresários, especialistas, agentes turísticos e associações.

A sessão de abertura iniciou com o discurso de José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, que considerou o presente evento como uma “referência” na área regional de turismo e para os 57 municípios que a constituem.

“É uma obrigação que o município impõe a si próprio de, no início de cada ano, tirar a fotografia do estado atual do desenvolvimento turístico do concelho”, evidenciou o presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo.

Com um hotel, sete empreendimentos turísticos, 49 alojamentos locais e uma oferta turística baseada no turismo rural, o município tem feito “um percurso interessante”, estando localizado no “sítio certo”, sublinhou José Santos que reiterou como “projeto central” a criação “de um conjunto de experiências turísticas em torno do tema da cortiça, que pudessem ser comercializas por empresas locais ou por outros operadores”.

Em estreita colaboração com a ERT e outros agentes económicos, o município delineou uma estratégia assente nos principais atrativos turísticos do concelho, como o montado, o rio Sorraia e a cortiça, e que tem resultado num crescimento turístico.

“Nestes últimos cinco anos tem existido um crescimento em termos de oferta turística e também um crescimento nas dormidas no nosso concelho, acima dos dois dígitos”, destacou Susana Cruz, vice-presidente e vereadora do Pelouro do Turismo do Município de Coruche, em declarações ao Correio do Ribatejo, antes do início do encontro.

Tendo por base a Estratégia de Turismo Coruche 2021/2026, a vice-presidente divulgou o plano anual de eventos do município, um “elemento estratégico na captação de visitantes a território”, assente num conjunto de eventos gastronómicos, culturais, artísticos e desportivos.

Nesse sentido, ao nível da gastronomia, o concelho terá “três eventos âncora”, é o caso da 36.ª edição das Jornadas da Gastronomia, que se realizará entre os dias 28 de Fevereiro e 01 de Março, a 22.ª edição do Sabores do Toiro Bravo, que decorrerá entre os dias 30 de Abril e 03 de Maio, e a 4.ª edição do Comer de Carne, evento gastronómico que terá lugar nos dias 07 e 08 de Novembro e que trouxe “uma nova dinâmica numa época mais baixa, em termos de procura do território”, sublinhou.

Por sua vez, no plano cultural e artístico, o destaque vai para as festas em Honra da Nossa Senhora do Castelo, entre os dias 14 e 18 de Agosto, que integrará as comemorações dos 80 anos do Cortejo Histórico e Etnográfico, a Bienal de Artes de Coruche, de 03 a 25 de Outubro, e o ‘Festival SIM’, evento que substitui este ano a Feira Internacional da Cortiça (FICOR), que passou a ser realizada bianualmente.

“Queremos dar a conhecer o potencial do nosso concelho e do montado, enquanto espaço artístico, voltado para a sustentabilidade, de inovação e também com música e arte”, realçou Susana Cruz.

Já nos eventos desportivos, considerados “uma grande alavanca para o território”, a vereadora destacou a 20.ª edição da Corrida das Pontes e da Corrida da Família, as 24 Horas de BTT e a realização do 1.º Campeonato de Gravel.

As presentes propostas do plano anual de atividades do município serão posteriormente formalizadas e oficializadas na Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL) 2026, entre os dias 25 de Fevereiro e 01 de Março.

A Rede Municipal de Percursos Pedestres é outro dos atrativos do concelho. Com três percursos homologados até ao momento, em 2026 vão ser criados mais seis percursos pedestres (um em cada freguesia do concelho), numa área total de 110 quilómetros.

“Entendemos que a infraestruturação destes percursos atrai novos públicos e capacitam o território para atrair novos visitantes e, por sua vez, geram economia e retorno para os nossos agentes económicos”, vincou.

Relativamente à Estrada Nacional 2, eixo fundamental da região, Susana Cruz salientou o contributo da infraestrutura para a captação de visitantes no concelho, em espaços como o Posto de Turismo e o Observatório do Sobreiro e da Cortiça.

Questionada sobre as perspetivas para os indicadores turísticos e económicos em 2026, a vice-presidente espera que o concelho consiga continuar a crescer em número de visitantes, de dormidas e também na atração de novos investimentos turísticos, revelando que está em vista “a instalação de um novo empreendimento turístico na vila de Coruche”.

A sessão contou ainda com a presença e contributo de José Pedro Calheiros (Fundador e Diretor-Geral da empresa Sistemas de Ar-Livre), Afonso Gonçalves (Secretário da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2), Claúdia Fonseca (Técnica do Serviço de Turismo de Coruche) e Rita Oliveira (Técnica do Gabinete de Planeamento e Desenvolvimento Económico do Município de Coruche).

A sessão encerrou com o discurso de Nuno Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Coruche, que afirmou a importância do diálogo e da cooperação para o desenvolvimento do turismo do interior.

“Nenhum município consegue enfrentar sozinho os desafios do turismo do século XXI. Exige-se diálogo permanente, alinhamento estratégico, construção de produtos turísticos integrados e a valorização de experiências que ligam territórios, património e recursos naturais”, proferiu o autarca que lançou o desafio aos presentes, de transformarem as conversas e as ideias debatidas no encontro em “ação”.

Seguiu-se uma prova de produtos tradicionais e vinhos coruchenses, num momento pautado pelo convívio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Entidade Regional de Turismo inaugura primeiro percurso pedestre em Coruche com lançamento de um Guia

A Turismo do Alentejo / Ribatejo inaugura, no próximo sábado, 13 de Abril, um dos trajectos que integra o Guia de Percursos Pedestres da…

Turismo do Alentejo e do Ribatejo define plano de actividades e orçamento para 2022 em Santarém

A Assembleia Geral do Turismo do Alentejo e do Ribatejo, E.R.T.(TAR-ERT), reuniu em Santarém, na segunda-feira, 6 de Dezembro, pelas 10h30 no Salão Nobre…

Município de Ourém vai construir Passadiço do Agroal e um centro de documentação

O Município de Ourém aprovou o projecto para a construção do Passadiço do Agroal e anunciou ainda a criação do Centro de Documentação Joaquim…

Tomar injecta 200 mil euros na economia local e incentiva permanência de turistas

A Câmara de Tomar vai injectar 200 mil euros na economia local, nos sectores mais afectados pela pandemia da covid-19, num programa que atribui…