O Município de Ourém aprovou na segunda-feira, 15 de Junho, o Relatório de Gestão e Prestação de Contas do Município referente a 2019, com uma dívida total de 7,5 milhões de euros, o “valor mais baixo desde 2002”, disse o presidente.

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque (coligação Ourém Sempre PSD/CDS-PP), adiantou aos jornalistas que o exercício de 2019 teve uma dívida de 7,5 milhões de euros, uma redução de 1,4 milhões de euros face a 2018.

“É um valor histórico e o mais baixo desde 2002”, sublinhou.

O autarca referiu ainda que, “pelo segundo ano consecutivo, o Município teve resultados positivos”, com um saldo de 390 mil euros. Em 2018, o saldo tinha sido de 780 mil euros.

Em Dezembro de 2019, a Câmara de Ourém, no distrito de Santarém, tinha disponível 9,5 milhões de euros. “Poderia pagar tudo e ainda sobrava dinheiro”, referiu Luís Albuquerque.

O presidente revelou ainda que a autarquia tem um resultado corrente positivo de 9,7 milhões de euros e 11,3 milhões positivos em relação ao orçamento corrente. A capacidade de endividamento é de 35 milhões de euros. O investimento total foi de 6,4 milhões de euros, “um aumento de quase 7% face a 2018”.

“De salientar que no nosso relatório temos 10,5 milhões de euros de amortizações contabilizadas e mesmo assim temos resultados positivos”, reforçou Luís Albuquerque.

O executivo de Ourém é constituído por quatro eleitos da coligação Ourém Sempre e três do PS. O concelho de Ourém tem uma população de 44.044 pessoas, segundo dados da Pordata.

Leia também...

Hospital Distrital de Santarém com 47 vagas para novos médicos

De acordo com as novas medidas de recrutamento e fixação dos médicos que concluíram com aproveitamento a formação especializada na época normal de 2023,…

Município de Santarém entrega prémios às Escolas vencedoras do Concurso “Vamos dar o Litro”

A cerimónia de entrega dos prémios do concurso “Vamos dar o litro”, promovido pela Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, do Município de Santarém, junto…

Ministério Público disponibiliza atendimento presencial em Alcanena

A Procuradoria da Comarca de Santarém passa a disponibilizar atendimento presencial por magistrado do Ministério Público na Secção de Proximidade de Alcanena, dadas as…

Pedro Ribeiro proposto para o Comité das Regiões da União Europeia

Pedro Ribeiro, presidente da câmara municipal de Almeirim, foi proposto pelo Governo para integrar o Comité das Regiões da União Europeia, como membro efectivo,…