O Município de Ourém vai criar o Centro de Documentação Joaquim Ribeiro no edifício da antiga escola primária de Zambujal, anunciou hoje a autarquia.

Numa nota de imprensa, a Câmara de Ourém, informa que o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, assinou o auto de consignação relativo à execução dos trabalhos de reabilitação para a instalação do Centro de Documentação Joaquim Ribeiro.

O projecto de execução, que vai nascer no edifício devoluto da antiga escola primária de Zambujal, contempla uma intervenção interior de adaptação à nova funcionalidade do espaço e de resolução de algumas patologias detectadas, refere ainda a mesma nota.

O Centro de Documentação Joaquim Ribeiro terá duas salas principais (tertúlia e biblioteca), um espaço de cafetaria de apoio, vestíbulo, área de arrecadações de apoio e instalações sanitárias.

Segundo o Município, o objectivo da intervenção passa por “manter a traça e identidade do edifício original, tanto a nível exterior como, sempre que possível, interior”.

A eficiência energética do edifício será uma preocupação, pelo que está prevista a implementação de isolamento adequado, selecção de iluminação e substituição integral de todos os vãos.

Será ainda “instalado material com bom comportamento acústico nas duas salas principais e no capítulo das acessibilidades o projecto reflecte com rigor o cumprimento das respectivas normas regulamentares”.

O Centro de Documentação Joaquim Ribeiro resulta do protocolo firmado entre o Município de Ourém e o munícipe Sérgio Ribeiro, que definiu a doação do acervo documental e bibliográfico do antigo eurodeputado e membro da Assembleia Municipal à autarquia.

O projecto do Centro de Documentação Joaquim Ribeiro, “uma homenagem ao pai de Sérgio Ribeiro”, tem uma estimativa orçamental na ordem dos 137 mil euros e um prazo estimado de execução de 120 dias.

“O acervo que aqui será disponibilizado para visita e transmissão de conhecimento é em grande medida sobre a União Europeia, Economia e a História do Concelho de Ourém”, refere o mesmo documento.

A autarquia anunciou ainda a expansão do Parque da Cidade António Teixeira, cujos trabalhos estão orçados em 350 mil euros.

Numa nota de imprensa, o Município informa que a 1.ª Fase de Expansão do Parque da Cidade contempla a extensão do mesmo até à Rua Marquês de Valença.

Leia também...

Homem detido pela PSP por tráfico de droga

Um homem de 42 anos de idade foi detido pela PSP por…

Mulheres conquistam protagonismo no desporto português

O número de mulheres a praticar desporto federado em Portugal está a…

Obras de 3,2 ME na Estrada Regional 361 obrigam a desvio de trânsito em Alcanena

A circulação rodoviária está cortada na localidade de Monsanto, concelho de Alcanena,…

Padre Pereira, presidente do CD Fátima, infectado com Covid-19

O padre Pereira, pároco em sete paróquias da Diocese de Santarém, testou…