O Município de Santarém e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) assinaram, no início deste mês, o “Protocolo de Colaboração na concepção da oferta do produto turístico Caminhos de Santiago” que vai permitir o empenho de sinergias na identificação e levantamento dos troços para fins de circulação pedestre e BTT, pontos de interesse e recursos logísticos de apoio, tais como, alojamentos, restauração, mercados e assistências e a operacionalização comercial deste produto turístico.

A relevância e o interesse na oferta do produto turístico “Caminhos de Santiago” no plano internacional e na crescente afirmação de base nacional, assim como a estruturação do produto turístico no território, criam condições de enquadramento económico e empresarial para o crescimento do turismo no concelho de Santarém.

Após o conhecimento do “Estado da Arte dos Caminhos de Santiago”, no âmbito do território de acção da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, foi possível definir grandes opções estratégicas que conduziram, nomeadamente, à identificação genérica de dois Caminhos estruturantes: o Nascente e o Central, do qual Santarém faz parte integrante. Estes Caminhos integram a lista de Portugal a Património Mundial (UNESCO) e, como tal, torna-se essencial proceder à sua pormenorização na região de intervenção.

Actualmente, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo encontra-se a desenvolver a concepção da oferta do produto turístico “Caminhos de Santiago”, apoiada pela candidatura já submetida e aprovada pelo Programa Operacional Regional Portugal 2020.

Leia também...

APPACDM de Santarém inaugura “Missão Café” e dá nova vida ao quiosque junto ao Tribunal de Santarém

A inauguração do Quiosque junto ao Tribunal de Santarém, pela a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência (APPACDM de Santarém),…

Relação confirma penas para arguidos condenados por tráfico de seres humanos

O Tribunal da Relação de Évora confirmou as penas de prisão de 13 e 14 anos por 23 crimes de tráfico de seres humanos…

Tomar celebrou 862 anos da fundação com o regresso das cerimónias presenciais

O Município de Tomar comemorou ontem os 862 anos da fundação do castelo templário por D. Gualdim Pais, data que este ano voltou a…

Alunos de Abrantes visitam centro histórico para descobrir a historia da cidade

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, e a Vereadora da Educação, Celeste Simão, receberam esta segunda-feira, 27 de novembro, no…