As novas torres de iluminação desportiva led do Campo Chã das Padeiras foram inauguradas esta quarta-feira, dia 2 de Agosto, durante o intervalo do jogo de apresentação da equipa sénior masculina da União Desportiva de Santarém (UDS), diante dos SUb-23 do Sport Lisboa e Benfica.
Um investimento do Município de Santarém de 342.923,39 euros, que para além de melhorar as condições de iluminação para a prática da modalidade desportiva, promove ainda inúmeras vantagens em termos de eficiência energética, uma vez que os anteriores equipamentos, tinham um elevado consumo energético e uma manutenção bastante dispendiosa.
Os equipamentos led facilitam também a transmissão televisiva dos jogos em conformidade com as exigências dos promotores do Campeonato de Portugal, prova onde actualmente compete a União Desportiva de Santarém.
Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), e Pedro Patrício, Presidente da UDS, descerraram a placa comemorativa da requalificação da iluminação desportiva, no intervalo do jogo, numa cerimónia que contou com a presença de João Teixeira Leite, vice-presidente da CMS, Diogo Gomes, vereador da CMS, Inês Barroso, deputada da Assembleia da República, Diamantino Duarte, presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém Vânia Horta, chefe da Divisão de Educação e Juventude da CMS, Carlos Coutinho, presidente da Viver Santarém EM, SA, Rui Manhoso, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, e Herminio Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, entre outras pessoas que se associaram ao momento.
Ricardo Gonçalves, evidenciou o investimento que o município tem promovido em toda as instalações desportivas do concelho. “Queremos continuar a dotar as instalações desportivas de Santarém de mais e melhores condições para a prática e formação desportiva”, rematou de forma empolgada após enumerar outros investimentos desportivos futuros como é exemplo Academia de Futebol de Santarém.
Para além da manutenção diária desta instalação desportiva, o Município de Santarém já investiu mais de 600 mil euros nos últimos anos.
A manutenção da União Desportiva de Santarém nas divisões cimeiras dos Campeonatos de Futebol Sénior, tem obrigado a constantes melhorias que vêm sido promovidas pelo Município de Santarém e pela Viver Santarém, empresa municipal responsável pela gestão dos espaços desportivos. Exemplo disso, foi a instalação das novas torres de iluminação led, o alargamento e remodelação dos balneários, reparação de bancadas, aquisição de balizas, entre outros investimentos.
Estes investimentos assentam na estratégia Municipal de promover a prática desportiva e de dotar os clubes de equipamentos que permitam dar resposta às necessidades competitivas e de formação das crianças e jovens do concelho.