A primeira edição do projecto “Vamos ver as montras” teve início no dia 02 de Dezembro no Centro Histórico de Santarém.
A exposição incide sobre as montras situadas na Praça Sá da Bandeira, na Rua Capelo & Ivens, Rua Serpa Pinto, Rua João Afonso, Rua Guilherme de Azevedo e Rua Dr. Teixeira Guedes, onde em cada montra das lojas aderentes estão fotografias antigas do mesmo espaço, actividades comerciais que se realizavam no centro da cidade alusivas ao século XX e/ou recortes de jornais sobre estas.
A expressão “vamos ver as montras” ainda hoje usada por algumas camadas da população, traduz memórias e vivências de outros tempos que são retratadas nas imagens tornadas públicas nestes espaços.
Segundo Nuno Domingos, Vereador da Câmara Municipal de Santarém, “retomamos esta frase para desafiar as pessoas a ver as montras do Centro Histórico, visitar as lojas abertas e recordar através das imagens as que estão fechadas, levando mais pessoas ao Centro histórico e consequentemente apoiar o comércio local”. O Vereador refere ainda que “o desafio de hoje é o inverso. “Vamos ver as montras” é uma oportunidade de redescobrir o Centro Histórico como espaço de vivencias múltiplas e a sua oferta comercial, como de excepcional qualidade”.
Este é o resultado de um trabalho de pesquisa efectuado pelo Município e tem por base a expressão usada há cerca de 50/60 anos pelas pessoas com menos posses, as quais esperavam que as lojas fechassem para ir ver as montras, não se comprometendo, desta forma, com o comerciante.