Os professores e alunos que participam no projecto Erasmus “SAVE – Struggle Against Values Extinction”, no Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, foram recebidos esta quinta-feira pelas 11h30 no Salão Nobre dos Paços do Concelho

Carmen Antunes, Vereadora da Câmara Municipal de Santarém, começou por dar as boas vindas à comitiva, agradecendo aos professores e alunos oriundos da Bulgária, Croácia, Itália, Roménia e Turquia que se juntaram à Comunidade Escolar de Alcanede para a “partilha de experiências que é muito importante para o Município”. Depois de distribuídas as habituais ofertas, Carmen Antunes deu os parabéns à Escola pela iniciativa e desejou “a todos o melhor para o futuro”.

De referir que o projecto Erasmus SAVE visa ajudar os alunos a conhecer e valorizar a sua identidade local, tradições, cultura e todos os aspectos do seu património, ao mesmo tempo que promove a consciência de fazerem parte de um quadro cultural mais amplo. Pretende-se não só motivar os alunos e professores a alargar os seus conhecimentos sobre os estilos de vida dos nossos vizinhos europeus, as línguas estrangeiras e a utilização das novas tecnologias, bem como encorajar a tolerância e a amizade genuínas. O objectivo geral do projecto é desenvolver uma identidade individual e colectiva, promovendo a valorização do património cultural através de estratégias que fomentem o diálogo intercultural entre as escolas europeias.

Outros objectivos a destacar são o desenvolver a capacidade de identificação e preservação do património cultural, aumentar a aceitação da diversidade cultural, promover a democracia, a paz e a tolerância, aumentar a preservação do património cultural através da revitalização dos antigos ofícios e costumes, melhorar os aspetos geográficos, históricos e conhecimentos arquitetónicos sobre as cidades europeias, aumentar a compreensão das semelhanças linguísticas e culturais entre os países parceiros, aumentar o grau de integração do património cultural na educação através de actividades interdisciplinares e implementar novos cursos opcionais, melhorar as competências linguísticas, TIC e transcurriculares, incentivar os alunos a desenvolver pensamento crítico, reforçar a sua independência e aumentar a autoestima, a autoconfiança, o sentido de cooperação e aumentar a internacionalização da escola alinhando-se com as políticas europeias no domínio da educação e da cultura.

Os principais beneficiários do projecto são alunos das escolas parceiras, com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos e professores da Roménia, Bulgária, Croácia, Itália, Portugal e Turquia cuja experiência e conhecimentos no domínio da educação serão muito valiosos no decorrer deste projecto.

Leia também...

Igreja pondera criar órgão de acompanhamento das instituições sociais no diálogo com Governo

A criação de um órgão de acompanhamento das instituições sociais da Igreja no seu diálogo com o Governo está a ser ponderado pelo episcopado…

Santarém Basket apresenta equipas para a época 2025/2026

Areeiro que colocou em risco troço do IC2 em Rio Maior condenado a pagar 1,8 ME à IP

O Tribunal de Santarém condenou um antigo areeiro a quatro anos de prisão (suspensa) e ao pagamento de 1,8 milhões de euros à Infraestruturas…

Município de Azambuja apoia famílias com atribuição de 1800 kits escolares para o novo ano lectivo

O Município de Azambuja volta a reforçar o apoio às famílias no ano lectivo 2022/2023, mantendo a oferta de diverso material escolar, destinado a…