Os professores e alunos que participam no projecto Erasmus “SAVE – Struggle Against Values Extinction”, no Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, foram recebidos esta quinta-feira pelas 11h30 no Salão Nobre dos Paços do Concelho

Carmen Antunes, Vereadora da Câmara Municipal de Santarém, começou por dar as boas vindas à comitiva, agradecendo aos professores e alunos oriundos da Bulgária, Croácia, Itália, Roménia e Turquia que se juntaram à Comunidade Escolar de Alcanede para a “partilha de experiências que é muito importante para o Município”. Depois de distribuídas as habituais ofertas, Carmen Antunes deu os parabéns à Escola pela iniciativa e desejou “a todos o melhor para o futuro”.

De referir que o projecto Erasmus SAVE visa ajudar os alunos a conhecer e valorizar a sua identidade local, tradições, cultura e todos os aspectos do seu património, ao mesmo tempo que promove a consciência de fazerem parte de um quadro cultural mais amplo. Pretende-se não só motivar os alunos e professores a alargar os seus conhecimentos sobre os estilos de vida dos nossos vizinhos europeus, as línguas estrangeiras e a utilização das novas tecnologias, bem como encorajar a tolerância e a amizade genuínas. O objectivo geral do projecto é desenvolver uma identidade individual e colectiva, promovendo a valorização do património cultural através de estratégias que fomentem o diálogo intercultural entre as escolas europeias.

Outros objectivos a destacar são o desenvolver a capacidade de identificação e preservação do património cultural, aumentar a aceitação da diversidade cultural, promover a democracia, a paz e a tolerância, aumentar a preservação do património cultural através da revitalização dos antigos ofícios e costumes, melhorar os aspetos geográficos, históricos e conhecimentos arquitetónicos sobre as cidades europeias, aumentar a compreensão das semelhanças linguísticas e culturais entre os países parceiros, aumentar o grau de integração do património cultural na educação através de actividades interdisciplinares e implementar novos cursos opcionais, melhorar as competências linguísticas, TIC e transcurriculares, incentivar os alunos a desenvolver pensamento crítico, reforçar a sua independência e aumentar a autoestima, a autoconfiança, o sentido de cooperação e aumentar a internacionalização da escola alinhando-se com as políticas europeias no domínio da educação e da cultura.

Os principais beneficiários do projecto são alunos das escolas parceiras, com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos e professores da Roménia, Bulgária, Croácia, Itália, Portugal e Turquia cuja experiência e conhecimentos no domínio da educação serão muito valiosos no decorrer deste projecto.

Leia também...

Concelhos do Médio Tejo prontos para acolher cerca de 150 refugiados da Ucrânia

Numa primeira fase.

“Todos juntos pela inclusão” na Escola Básica e Secundária D. Miguel de Almeida

A Escola Básica e Secundária D. Miguel de Almeida, em Abrantes, acolheu na passada quarta-feira, dia 7 de Junho, uma ação dedicada ao tema…

Cemitério dos Capuchos reabre com horário reduzido

O Cemitério dos Capuchos, em Santarém, reabriu este sábado, com horário limitado, “tendo em conta a actual situação epidemiológica” no concelho e as medidas…

Coruche distinguida com o prémio Boas Práticas da ODSlocal

A Plataforma ODSlocal distinguiu o município de Coruche com o prémio Boas Práticas para os ODS pela sua dinâmica na área da sustentabilidade. O…