A Câmara Municipal de Santarém sensibilizou os mais novos para a segurança escolar, com a realização de mais uma ação do Projeto Educativo “Crescer em Segurança”, uma iniciativa promovida pela Divisão de Educação e Juventude, em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil, que decorre nas manhãs de 17 a 21 de Novembro, e que conta com a participação das turmas da Escola EB1 de São Bento.
Emanuel Campos, vereador responsável pelo pelouro da proteção civil, bombeiros e segurança, reforça a pertinência da iniciativa, afirmando que “ensinar às crianças noções básicas de primeiros socorros e prevenção de incêndios é investir na segurança de todos”.
“O contacto direto com a proteção civil desde cedo, cria cidadãos mais conscientes, preparados e capazes de agir em situação de emergência”, destaca o vereador citado no comunicado, enviado hoje à redação do Correio do Ribatejo, pela autarquia.
Os alunos da Escola de São Bento deslocaram-se às instalações da Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém (CSBS), para mergulharem em atividades ligadas aos primeiros socorros, com noções teóricas e práticas de Suporte Básico de Vida (SBV), bem como do combate a incêndios.
Entre momentos de aprendizagem e alguma adrenalina controlada, os pequenos participantes tiveram a oportunidade de experimentar gestos simples “que podem fazer a diferença em situações reais de emergência”, sublinha a Câmara Municipal.
Segundo a CSBS, mencionada na nota de imprensa, quando o processo envolve dinamismo, curiosidade e até um toque de diversão, “o impacto é ainda maior junto da comunidade escolar, das famílias e dos amigos”, a quem os jovens estudantes vão transmitir o que aprenderam “nesta experiência única”, em que foram “bombeiros” numa manhã bem divertida.






