O Município de Tomar aprovou esta semana em reunião de Câmara um vasto conjunto de apoios às famílias através das escolas.

Em comunicado, a autarquia refere que aprovou os “acordos de colaboração para a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, no âmbito das actividades de animação e de apoio à família, da componente de apoio à família e do programa de generalização do fornecimento de refeições escolares”, para cada um dos estabelecimentos de educação do pré-escolar e/ou primeiro ciclo do concelho, a celebrar com o agrupamento de escolas respectivo e cada uma das entidades parceiras envolvidas, bem como a atribuição de apoio extraordinário às entidades parceiras responsáveis pelos serviços de refeições.

O Município irá atribuir um apoio extraordinário mensal às entidades responsáveis pelos serviços de refeições nos jardins de infância e escolas do 1º ciclo, com os seguintes valores: nas escolas cujas refeições são confeccionadas nos refeitórios das EB2/3 e secundárias e pagas pelo Município (Associações de Pais do JI Raul Lopes, EB1 Raul Lopes, EBI Infante D. Henrique, Santo António e Templários), no valor de 7,50 euros por criança com subsídio de Escalão A e de 4 euros por criança com Escalão B; nas restantes situações, no valor de 10 euros por criança que almoça.

Na componente das actividades de expressões nos jardins de infância, o executivo ratificou os protocolos de colaboração assinados entre o Município, cada um dos agrupamentos de escolas e o CALMA, a Canto Firme de Tomar, o Ginásio Clube de Tomar e a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, consoante as áreas de expressão desenvolvidas.

No que se refere aos auxílios económicos a alunos carenciados, foram aprovados os apoios ao 1º ciclo para aquisição de livros de fichas e material escolar no valor total de 3.015,50 euros, bem como os subsídios especiais a crianças dos jardins de infância no valor total de 29.651,70 euros.

Leia também...

Estudo da Deco revela famílias pouco satisfeitas com ensino a distância no 1.º ciclo

Apenas três em cada 10 pais inquiridos num estudo da Deco se manifestaram satisfeitos com o ensino à distância no 1.º ciclo e a…

Projecto ALM-Automatic Lubrification Mechanism vence Final Regional do Poliempreende

O projeto ALM-Automatic Lubrification Mechanism, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, venceu a Final Regional do Poliempreende 2020, numa cerimónia que decorreu…

Educação ambiental para a sustentabilidade no próximo ano lectivo no Cartaxo

Câmara Municipal quer implementar projecto, em parceria com juntas de freguesia, agrupamentos de escolas do concelho e associações de pais e encarregados de educação,…

Escolas de Santarém recolhem 739,5 quilos de rolhas cortiça

Os agrupamentos de escolas do concelho de Santarém recolheram 739,5 Kg de rolhas de cortiça, no âmbito do Projeto “Do Montado à Rolha”. A…