O Município de Tomar aprovou esta semana em reunião de Câmara um vasto conjunto de apoios às famílias através das escolas.
Em comunicado, a autarquia refere que aprovou os “acordos de colaboração para a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, no âmbito das actividades de animação e de apoio à família, da componente de apoio à família e do programa de generalização do fornecimento de refeições escolares”, para cada um dos estabelecimentos de educação do pré-escolar e/ou primeiro ciclo do concelho, a celebrar com o agrupamento de escolas respectivo e cada uma das entidades parceiras envolvidas, bem como a atribuição de apoio extraordinário às entidades parceiras responsáveis pelos serviços de refeições.
O Município irá atribuir um apoio extraordinário mensal às entidades responsáveis pelos serviços de refeições nos jardins de infância e escolas do 1º ciclo, com os seguintes valores: nas escolas cujas refeições são confeccionadas nos refeitórios das EB2/3 e secundárias e pagas pelo Município (Associações de Pais do JI Raul Lopes, EB1 Raul Lopes, EBI Infante D. Henrique, Santo António e Templários), no valor de 7,50 euros por criança com subsídio de Escalão A e de 4 euros por criança com Escalão B; nas restantes situações, no valor de 10 euros por criança que almoça.
Na componente das actividades de expressões nos jardins de infância, o executivo ratificou os protocolos de colaboração assinados entre o Município, cada um dos agrupamentos de escolas e o CALMA, a Canto Firme de Tomar, o Ginásio Clube de Tomar e a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, consoante as áreas de expressão desenvolvidas.
No que se refere aos auxílios económicos a alunos carenciados, foram aprovados os apoios ao 1º ciclo para aquisição de livros de fichas e material escolar no valor total de 3.015,50 euros, bem como os subsídios especiais a crianças dos jardins de infância no valor total de 29.651,70 euros.