Design sem nome – 1

O Radar Social é uma medida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com apoio financeiro da União Europeia, a implementar nos próximos anos. 

Esta medida surge devido ao agravamento das condições de vida das pessoas e famílias, após a pandemia COVID 19 e o processo inflacionista, para sinalizar especialmente as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, pobreza e exclusão social.

Esta medida assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas sociais, em complementaridade com as redes locais, a fim de se proceder a um desenvolvimento local e a uma georreferenciação destas situações, de forma a encaminhar para as entidades com competência e assim combater as vulnerabilidades diagnosticadas.

A primeira fase foi a constituição da equipa e a elaboração dos instrumentos de planeamento estratégico, nomeadamente o diagnóstico social, o plano de desenvolvimento social e a carta social do concelho de Tomar, processo acompanhado do necessário levantamento de todas as problemáticas e recursos existentes no território.

Numa segunda fase, houve a apresentação do projecto e da equipa a todas as Juntas de Freguesia do Concelho, para que participem activamente neste processo, com a dinamização das Comissões Sociais de Freguesia e a identificação e sinalização de pessoas que possam precisar de algum tipo de apoio social.

A implementação do Radar Social, vai permitir contributos decisivos na construção, atualização e enriquecimento dos instrumentos de diagnóstico e planeamento do território do concelho, tanto ao nível das pessoas como das entidades/recursos. Esta intervenção visa consolidar o trabalho em parceria e colaboração das diversas entidades, na referenciação e no conhecimento dos problemas de pobreza e vulnerabilidade social com vista à ativação de respostas e otimização dos recursos existentes.

Leia também...
Foto ilustrativa

​Crise inflacionista e guerra na Ucrânia colocam travão aos investimentos

Municípios da região com orçamentos cautelosos face a conjuntura “difícil e imprevisível”…

JMJ: Voluntários levam Jornada a 600 instituições de Lisboa, Setúbal e Santarém

Cerca de 600 instituições de caráter social vão ser visitadas, no dia…
Foto de Arquivo

Três homens em prisão preventiva por suspeitas da autoria de dezenas de incêndios florestais 

Três homens ficaram em prisão preventiva após serem detidos pela Polícia Judiciária…
Foto de Ilustrativa

Câmara de Coruche lança consulta pública para habitação a custos acessíveis

A Câmara Municipal de Coruche lançou uma consulta pública ao mercado para…