Foto Arquivo
Foto Arquivo

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, quer que o Município volte a ter a gestão pública da água e do saneamento no concelho.

O autarca solicitou uma reunião de trabalho ao Presidente da Direcção Executiva do Fundo de Apoio Municipal (FAM), Miguel Almeida, para avaliar a possibilidade de resgate do contracto de concessão de águas e saneamento que o município tem com a Cartágua – Águas do Cartaxo, S.A..

Em comunicado, o Município do Cartaxo recorda que Pedro Magalhães Ribeiro que já em 2019 tinha solicitado ao FAM esta possibilidade e que, por isso, vê com enorme a satisfação que esta reivindicação, comum a vários municípios, tenha, finalmente, sido atendida pelo Governo.

“Se a Lei do Orçamento de Estado mantiver o que, nesta fase, é ainda uma proposta, queremos estar prontos para explorar um caminho que é novo e podermos voltar a ter gestão pública na área da água e do saneamento. É nossa obrigação iniciar desde já o trabalho técnico, seja do ponto de vista financeiro, seja nos aspectos jurídicos, para determos toda a informação que permita à Câmara Municipal, num trabalho estreito com todas forças políticas e com todos os eleitos locais, com a participação de toda a comunidade, decidir o que é melhor para o concelho e o que melhor servirá a população hoje e no futuro neste domínio tão importante como é a gestão da água e do saneamento”, revela o autarca.

O Orçamento de Estado para 2021 (OE-2021) pode vir a permitir aos municípios que têm serviços municipais concessionados a possibilidade de receber empréstimos para pagamento a concessionários decorrente de resgate de contracto de concessão de exploração e gestão de serviços municipais de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais ou de gestão de resíduos urbanos.

A reunião de trabalho com a direcção do FAM tem data marcada para a próxima segunda-feira, pelas 16h30, e Pedro Magalhães Ribeiro convocou para o acompanhar nesta reunião o presidente da Assembleia Municipal do Cartaxo, o vice-presidente da Câmara Municipal, que é responsável pelo pelouro de Gestão e Finanças, o vereador do ambiente, o coordenador da Divisão de Ambiente, Obras e Equipamentos Municipais, assim como, o coordenador da área jurídica da autarquia.

Leia também...

Círculo Cultural Scalabitano anima Gala do 128º aniversário do Correio do Ribatejo

A Gala do 128º aniversário do Correio do Ribatejo contou com a colaboração do Círculo Cultural Scalabitano que ao longo do espectáculo foi proporcionando…

Investimento de 5,2 ME cria Centro de Excelência para a Agricultura em Santarém

A Estação Zootécnica Nacional, em Santarém, vai passar a Centro de Excelência para a Agricultura e a Agro-indústria, num investimento de 5,2 milhões de…

Enfermeiro do Hospital de Santarém nomeado para prémio Europeu

O enfermeiro Gonçalo Vital, do Hospital Distrital de Santarém, está nomeado para o prémio Europeu  “Spirit of Execellence” promovido pela Angels Initiative Consultant. De…

Idoso infectado estava em lar ilegal em Vila Nova da Barquinha

Um idoso de um lar em Vila Nova da Barquinha, espaço que se descobriu estar em situação ilegal, acusou positivo à covid-19, estando neste…