O Município do Entroncamento, através do Gabinete de Educação, apoia a realização no próximo dia 17 de Janeiro de “Já sei ler: um projecto de Leitura em Voz Alta”, uma actividade de promoção da leitura dirigida aos alunos do 1º ano de escolaridade das escolas do concelho.

Esta actividade dinamizada por Sandrina Esteves, do ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciência e do Plano Nacional de Leitura pretende promover estratégias que fomentem a leitura em voz alta, com vista ao desenvolvimento de uma leitura fluente e compreensiva e perceber ainda o impacto que o projecto Já sei ler do Plano Nacional de Leitura possa ter nas práticas de leitura futuras das crianças do 1º ciclo do ensino básico.

Não nascemos leitores, aprendemos a ler e a gostar de ler, se as nossas aprendizagens e experiências o permitirem. Nesse âmbito a vontade de ler, mais e melhor passa por estratégias utilizadas pelos diferentes intervenientes no processo educativo, nomeadamente a escola e a família.

Este projecto irá acompanhar as crianças do 1º ano de escolaridade, no decorrer dos 4 anos de ensino básico, nomeadamente através de práticas de leitura em voz alta em sala de aula, práticas colaborativas de leitura com a Biblioteca Escolar, empréstimo de livros às famílias e leituras partilhadas escola/ famílias/ comunidade.

A vereadora Tília Nunes, com o pelouro da educação refere que “… sabe-se que é nos primeiros anos de escolaridade que se ganham leitores para a vida. Importa ainda perceber que saber ler bem depende de se ter aprendido bem a ler e que ninguém aprende se não estiver motivado…quem lê mais lê melhor, se lê melhor vai ter vontade de ler mais. É neste círculo que estamos a actuar com o apoio do Município neste projecto.”

Leia também...

FAPOESTEJO promove webinar “Escola, então e eu!?”

A FAPOESTEJO (Federação das Associações de Pais das Regiões do Oeste, Lezíria…

Câmara de Almeirim reclama apoios para creches municipais e queixa-se de “discriminação”

O presidente da Câmara de Almeirim declarou-se hoje “profundamente desiludido” com a…

Escola Secundária Luiza Andaluz inaugurada em Angola

Capacidade para cerca de 1240 alunos por ano.

Fim das sandes de chouriço, hambúrgueres e pizzas nos bares das escolas

Sandes de chouriço, croissants, empadas ou batatas fritas são alguns dos alimentos…