Municípios da Lezíria do Tejo presentes no Festival Nacional de Gastronomia

A CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e os 11 Municípios da Lezíria do Tejo estão de volta ao Festival Nacional de Gastronomia, que decorre de 26 de Outubro a 04 de Novembro, na Casa do Campino, em Santarém, com o tema “Amar o Azeite”.

Este ano, os Municípios da Lezíria do Tejo voltam a animar o certame com acções de divulgação turística, mostra e degustação de produtos regionais no stand intermunicipal da CIMLT e momentos de cozinha ao vivo no espaço de showcooking da Casa do Campino. Os Municípios vão também promover animação musical por todo o recinto, durante os dez dias de Festival.

No stand da CIMLT o programa de actividades vai ser dedicado diariamente a cada um dos municípios. Assim, no dia 26 de Outubro, será o dia de Salvaterra de Magos com exposição de artesanato e divulgação de material promocional. Dia 27 será o dia dedicado a Almeirim com provas de “Caralhotas” de Almeirim e provas de azeite da Quinta da Alorna, ao longo do dia. O dia 28 é dia da Azambuja com degustação de Torricado, prova de Salgados, Doces e Vinho, prova de Pão, Queijo e Vinho, promoção turística – Turismo Equestre, Parque Temático, Actividades na Natureza e Alojamento, showcooking com degustação de “Reizinhos, Chícharos e Cagarrinhas” pela chefe Madalena Dias, prova de Vinho tinto Casa Batoréu, Aveiras de Cima (vencedor do 36º Concurso de Vinhos do Município de Azambuja), degustação de Torricado com Bacalhau Assado, showcooking com degustação “Lapardana com Bacalhau Assado”, pela chefe Madalena Dias e prova de Vinho branco Quinta da Lapa, Manique do Intendente. Haverá ainda animação musical e um Quadro Etnográfico sobre o Azeite”, pelo Grupo Tradicional “Os Casleiros” dos Casais dos Britos, Azambuja.

O município de Benavente terá o dia 29 dedicado a este, com a presença de produtores, artesãos e parceiros de turismo do Município e com a presença das mascotes do município – Miss Espiga e Chef Carolino. Dia 30 será o dia do Cartaxo com divulgação de material promocional, provas de vinho e showcooking com a Chefe Marta Simões. Actuará ainda a Tuna da Universidade Sénior do Cartaxo.

Coruche estará presente no dia 31 com o showcooking pelo Restaurante Coruja Chef. Alpiarça estará presente no dia 01 de Novembro com prova de Vinhos, prova de Azeite Lagoalva e material estacionário/promocional concelhio. Dia 02 é o dia do município da Chamusca, que marcará a sua presença com degustação de Doçaria Tradicional – Trouxas de Ovos de Trouxas da Cuca, prova de Azeite e Mel com os produtores Casal da Vinha, degustação de produtos tipos do concelho da Chamusca (Ferraduras; Broas de Mel; Pão de Milho) e divulgação de material promocional.

Rio Maior terá o dia 03 dedicado ao seu município com degustação de produtos de Rio Maior no Stand e com a promoção do programa de Natal – Presépios de Sal. O último dia do certame é dedicado ao município da Golegã que estará presente com divulgação de material promocional – promoção da Feira Nacional do Cavalo 2018, da sua restauração, alojamentos e o que visitar no Concelho, bem como com a degustação do doce tradicional da Golegã – Toureiros da Golegã.

info, ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS