Associação Salvador lança projecto inovador de sensibilização e angariação de fundos em Santarém

A Associação Salvador e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Santarém (APPACDM de Santarém), com o apoio da Câmara Municipal de Santarém, apresentaram oficialmente o projecto “Juntos APPACDM Santarém e Associação Salvador” que visa a sensibilização e mobilização da comunidade de Santarém na angariação de fundos para apoiar pessoas com deficiência.

Este projecto é de grande interesse para o Município, na medida que promove a solidariedade e a inclusão e desafia cada um a dar o seu contributo para apoiar esta parceria forte e sólida entre a Associação Salvador e a nossa associação APPACDM Santarém.”, refere Maria Elisabete Filipe, responsável pela Divisão de Acção Social e Saúde da autarquia.

O projecto tem dois grandes objectivos: por um lado a sensibilização da comunidade para o respeito e a inclusão das pessoas com deficiência; por outro, de forma mais efectiva, propõe a angariação de fundos para a APPACDM Santarém e para a Associação Salvador, melhorando a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

PUBLICIDADE

Recebemos este convite da Associação Salvador para participarmos no projecto “JUNTOS” com muito agrado e desde logo nos tornámos parceiros. A nossa associação luta todos os dias pela criação de melhores condições de vida dos nossos utentes e esta iniciativa irá contribuir para chegarmos mais longe e dar uma melhor resposta ao nível do internamento”, refere Luís Amaral, presidente da APPACDM Santarém.

O presente projecto, que decorre em Santarém desde o início de Setembro e com término em Fevereiro, pretende a mobilização das “forças vivas do concelho”, instituições, empresas, organizações, clubes, cidadãos em geral, de forma a poderem criar equipas e desenvolverem iniciativas de sensibilização e angariação de fundos. Estes parceiros, de acordo com o seu interesse, recursos e disponibilidade desenvolvem, a nível interno, junto dos seus públicos e no seu seio profissional ou associativo, iniciativas de sensibilização e angariação de fundos.

Os fundos conseguidos terão como destino o apoio à APPACDM Santarém para aumentar em 20 por cento a sua capacidade de internamento, dando assim resposta a oito dos cerca de 30 utentes da instituição a aguardar por uma vaga; bem como o apoio à Associação Salvador, para poderem mudar a vida das pessoas com deficiência motora, no âmbito dos seus diversos projectos, nomeadamente a promoção e apoio ao desporto adaptado.

Os escalabitanos são muito solidários e acredito que se vão juntar à APPACDM Santarém e à Associação Salvador, que apoia anualmente centenas de pessoas com deficiência motora, ao criar grupos de colegas e amigos para organizarem um ou mais eventos solidários. O valor angariado além de ajudar a APPACDM Santarém irá permitir apoiar o desporto adaptado, fundamental para o bem-estar físico e psicológico das pessoas com deficiência. Acredito que todos, juntos, podemos fazer a diferença e ajudar a mudar vidas”,refere João Silva, coordenador do projecto JUNTOS da Associação Salvador.

Tendo como meta a angariação de 20 mil euros, o projecto “JUNTOS” conseguiu abordar, até ao momento, 128 instituições, envolver 22 organizações, mobilizar 52 voluntários, confirmar 21 actividades, agendar a presença em 15 locais diferentes e planear 180 dias de sensibilização para esta causa. Tudo isto perspectivando uma participação activa de 10 mil pessoas num alcance total de 120 mil pessoas.

Iniciativas Projecto “Juntos APPACDM Santarém e Associação Salvador”

As iniciativas que constam já da agenda do projecto “JUNTOS” são várias e em diferentes áreas, nomeadamente: desportivas (caminhadas, torneios de ténis); culturais (através da organização de uma gala solidária, concurso de fotografia, um concerto solidário, leilões de arte, noite de fados); lúdicas (com o planeamento de logos humanos, jantares solidários); entre muitos outros. O objectivo da organização é a promoção de muitas outras acções de preferência que, no final, possam ter chegado a todas as freguesias do concelho de Santarém.

O projecto “JUNTOS” foi desenvolvido pela Associação Salvador e teve o seu início este ano, estando presente em diferentes regiões do país, promovendo sempre uma instituição local que apoie as pessoas com deficiência. Em 2019, este projecto conta estar presente em Macedo de Cavaleiros, Guimarães, Braga e Vila Real, prevendo-se ainda a adesão do Cartaxo muito brevemente.

A APPACDM Santarém é uma das instituições mais queridas de todos os escalabitanos. De referência nacional apoia, diariamente, 600 pessoas com deficiência. A principal missão da APPACDM passa por promover a inclusão das pessoas com deficiência ou incapacidade na sociedade, com qualidade de vida no respeito pelos princípios que consagram o direito ao exercício de plena cidadania.

A Associação Salvador é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 2003 por Salvador Mendes de Almeida, com a missão de promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida. Com diferentes projectos ambiciosos, desde a área da integração, sensibilização, acessibilidades e conhecimento, assume uma postura activa, responsável e credível na construção de uma sociedade inclusiva, com padrões de justiça e eficácia na integração plena das pessoas com deficiência motora.

info, , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS