Os presidentes da Câmaras Municipais de Abrantes e de Constância congratularam-se com a inclusão do IC9 e da nova ponte sobre o Tejo no Plano Nacional de Investimentos (PNI), apresentado quinta-feira pelo Governo.

“É motivo de grande satisfação porque, como todos sabemos, há muitos anos que estava prevista esta conclusão do IC9, que liga Nazaré a Ponte de Sor e o Médio Tejo ao Alentejo, de forma muito prática e funcional”, afirmou o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos (PS).

O autarca notou que a construção da infra-estrutura irá “alavancar e provocar o desenvolvimento” daquele município do distrito de Santarém e da região envolvente.

O também socialista Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Constância, disse, por sua vez, que a inclusão do IC9 no PNI “é um bom pontapé de partida, no sentido de se fazer uma nova travessia sobre o Tejo entre Constância e Abrantes”.

“É uma infra-estrutura importante para ligar o Alto Alentejo a esta região”, acrescentou, sublinhando que o documento representa “apenas um plano nacional de investimentos” e é relativa a uma “construção que já constou de muitos planos e de muitos programas”.

O Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, apresentado na quinta-feira pelo Governo, prevê a construção de uma ligação rodoviária da A23 ao IC9 e IC13, entre Abrantes e Ponte de Sor, incluindo uma nova ponte sobre o Tejo, a ligar as duas margens algures entre Constância e Abrantes, dois municípios contíguos e com freguesias em ambas as margens do rio.

O projecto, inscrito em Plano Rodoviário Nacional (PRN) desde o ano 2000, prevê a nova travessia sobre o Tejo entre Abrançalha (Rio de Moinhos) e Tramagal, localidades do concelho de Abrantes, sendo que a localização exacta da nova ponte não é consensual entre os autarcas.

“Esta ponte sofreu a determinada altura um estudo de impacto ambiental, a sua localização está perfeitamente definida naquilo que é o Plano Rodoviário Nacional”, afirmou Manuel Jorge Valamatos, manifestando acreditar que apesar de serem “estudos que já levam alguns anos”, os mesmos “serão a base e o suporte daquilo que vai a implementação desta ponte”.

Já para o autarca de Constância, a construção de “uma única nova ponte sobre o Tejo pode resolver o problema de três municípios” [Constância, Abrantes e Chamusca], tendo defendido que a mesma “deve ser construída entre a estação ferroviária de Santa Margarida da Coutada e a Ribeira de Alcolobre, na margem sul, no concelho de Constância, e no lado norte deveria ser no nó que já existe, e que já fica no concelho de Abrantes”.

“É óbvio que isto tem de obedecer a estudos técnicos e há níveis de decisão que não são políticos, mas acho que é uma infra-estrutura que serviria toda a região e contribuiria para o seu desenvolvimento”, frisou Sérgio Oliveira.

Leia também...

Seis novos casos positivos nas últimas 24 horas no distrito de Santarém

O distrito de Santarém registou apenas seis novos casos confirmados de covid-19, esta terça-feira, 28 de Abril, quatro deles foram confirmados no concelho de…

Calor está de volta à região e temperatura máxima chega aos 38 graus

O calor está de volta à região de Santarém com a temperatura máxima para esta segunda-feira, 24 de Agosto, a chegar aos 38 graus…

GNR encerra evento com mais de 50 pessoas no concelho de Almeirim

O Destacamento Territorial de Santarém da GNR terminou com um evento com música ao vivo num estabelecimento de restauração, no passado dia 17 de…

Santarém foi palco da festa do futebol de formação

‘Os Marialvas’ (Infantis), SL Benfica (Sub11), Escola de Futebol de Faro (Sub10) e Sporting CP (Sub 8) foram os vencedores do Santarém Cup que…