Em 28 de outubro de 1856, Portugal celebrou um evento histórico que marcou o início de uma nova era de transporte e desenvolvimento no país – a inauguração do caminho de ferro.

Para celebrar este acontecimento histórico, nos dias 28 e 29 de Outubro, o Museu Nacional Ferroviário estará de abertas, com entrada livre e diversas actividades.

No sábado, dia 28 de outubro, ás 15h00, acontece a cerimónia de entrega de prémios e inauguração da exposição do Concurso Nacional de Desenho sobre o Transporte Ferroviário. Uma iniciativa em parceria com a CP- Comboios de Portugal, a IP- Infraestruturas de Portugal e a DGEstE – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, que iniciou em 2021 e já conta com a terceira edição. Este concurso tem por objetivo divulgar e promover o transporte ferroviário, sensibilizando o público mais jovem para a evolução ferroviária na história, bem como para a importância do aumento do uso do transporte ferroviário de pessoas e mercadorias, estimulando a criatividade e galardoando aqueles que melhor qualidade artística apresentarem.

No domingo, dia 29 de outubro, a partir das 10h30, tem início a visita ao Comboio Real. Orientada pela responsável do Núcleo de Conservação e Restauro do Museu, levará os participantes a “viajar” não só pela história do comboio, mas também no seu projeto de restauro. A visita ao interior do Comboio Real só ocorre uma vez por ano, estando limitada a um número máximo de participantes.

Às 11h00 e às 15h00 disponibilizamos a visita “A Bordo”, na qual os visitantes poderão entrar no pavilhão de uma locomotiva a vapor, em carruagens e salões e descobrir mais sobre a história destas grandes máquinas, como eram conduzidas, qual a sua função, quem nelas trabalhava e muito mais.

Entre as 11h00 e as 12h00, decorre a visita Táctil. Uma visita para todas as pessoas que permite a exploração de algumas peças da coleção com recurso ao tacto, estando disponível audiodescrição para pessoas com deficiência visual. 

Nos dias 28, 29 de Outubro a entrada no museu é livre e o Minicomboio estará em funcionamento.

Leia também...

Uma paelha solidária para ajudar a “Guerreira” Maria Clara

Cerca de duas centenas de pessoas marcaram presença, no passado sábado, no Centro Cultural das Fontaínhas e Graínho, num almoço solidário que serviu para…

Obra na EN362 que liga Santarém a Alcanede concluída

Os trabalhos de beneficiação do troço da Estrada Nacional 362 entre Alcanede e Santarém, num investimento de 2,5 milhões de euros, foram concluídos esta…

Incêndio em acampamento desativado no Vale de Santarém

Um incêndio destruiu, quinta-feira à noite, várias habitações precárias de um acampamento situado no Vale de Santarém que se encontra desabitado, disseram à Lusa…

Centro de recuperação de feridos da guerra vai abrir no concelho de Ourém

Um centro de recuperação de feridos da guerra na Ucrânia vai abrir num antigo seminário na localidade de Aldeia Nova, concelho de Ourém, disse…