A Albufeira de Castelo de Bode, em Ferreira do Zêzere, vai voltar a ser o palco do maior evento de Wakeboard do mundo de 31 de Agosto a 3 de Setembro.
A luta pelo título mundial da World Wake Association (WWA) terá lugar na Praia do Lago Azul de Ferreira do Zêzere, na qual ao longo de quatro dias os maiores nomes da modalidade e mais de uma centena de amadores disputarão os títulos de campeões mundiais das diversas categorias.
A competição, que já conta com mais de 30 edições realizadas pelos quatro cantos do mundo, está de regresso a Portugal oito anos após a sua estreia em terras lusas em 2015, nas águas cristalinas deste que é considerado um dos maiores tesouros para a prática de desportos náuticos a nível mundial.
O evento, promovido pela WWA, é um excelente contributo para a projeção internacional de Portugal como destino de eleição para a prática da modalidade, ajudando simultaneamente para a dinamização da economia local, sobretudo por se tratar de um território de baixa densidade, impulsionando o aumento do turismo náutico em todo o território ao longo do ano.
André Matos, promotor do projecto e responsável da WWA para a Europa, explica que “o maior evento de wakeboard do mundo regressa a Portugal, para o local que tão bem o acolheu em 2015. Este é o culminar da estratégia aí iniciada e claramente é uma aposta ganha. Ferreira do Zêzere já é reconhecida pela comunidade de wakeboard global como um destino de eleição e há um entusiasmo generalizado pelo regresso às águas cristalinas de Castelo de Bode, bem como à fantástica gastronomia portuguesa, à diversidade de oferta cultural e turística, mas acima de tudo um regresso aos braços de uma comunidade local que tão bem sabe receber. Estamos muito entusiasmados por voltar a realizar o Nautique WWA Wakeboard World Championships em Portugal, nomeadamente na Praia do Lago Azul de Ferreira do Zêzere”, notou.
Bruno Gomes, presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, salienta que é com “imensa honra” que o município recebe o Campeonato do Mundo de Wakeboard.
“Consideramos este evento uma oportunidade maior para posicionar o território do Médio Tejo como destino para a prática da modalidade. Ter os melhores do mundo no Rio Zêzere é a confirmação das condições de excelência que temos para oferecer, da qualidade das nossas águas e da amabilidade das nossas gentes. Fazemos votos de que os atletas desfrutem do programa que preparámos para lhes oferecer e que o seus talentos e habilidades nos proporcionem o melhor Campeonato do Mundo de Wakeboard de sempre”, salienta.
Ao longo dos quatro dias de evento os visitantes vão ter a oportunidade de conviver perto dos atletas profissionais, bem como ter acesso a vários espaços de lazer e animação, com gastronomia e mostras locais. Este ano destaca-se a nova iniciativa levada a cabo pela organização, designada zona SQUARE +351, um espaço dedicado à exposição e venda de pequenas marcas portuguesas, de forma a promover e impulsionar a sua visibilidade no mercado nacional e internacional, sendo totalmente gratuita para as marcas participantes.
O Nautique WWA Wakeboard World Championships volta a contar com o Município de Ferreira de Zêzere e do Turismo do Centro, como parte integrante da estratégia de afirmação a nível mundial do Médio Tejo, enquanto destino turístico diferenciado. A organização espera ao longo de quatro dias a visita de milhares de fãs e curiosos, nacionais e internacionais.
O evento é gratuito para todos os interessados em assistir.