A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém realizou, no passado dia 6 de Julho, a sua Assembleia Geral anual, com o propósito de apresentar e aprovar o Relatório e Contas referentes ao ano de 2022. Durante a reunião, o presidente da Direcção, Domingos Chambel, fez um balanço abrangente das actividades da associação não só do último ano, mas também de todo o seu mandato, revelando resultados extremamente positivos. Em 2022, os rendimentos da associação aumentaram cerca de 40%.

Na reunião da Assembleia Geral Anual, o presidente da Direcção da NERSANT iniciou sua intervenção com um balanço exaustivo do seu mandato, revelando um trabalho “longo e árduo” realizado de Agosto de 2020 a Junho de 2023. Durante sua apresentação, o presidente da NERSANT detalhou minuciosamente as actividades e acções desenvolvidas pela associação ao longo desse período, abrangendo áreas tão diversas como inovação, internacionalização, empreendedorismo, formação, entre outras. A descrição detalhada surpreendeu tanto a mesa da Assembleia Geral quanto os associados presentes devido à magnitude do trabalho realizado.

Após este enquadramento – que foi de sobremaneira importante para o alcance dos resultados de 2022 – Domingos Chambel centrou-se na apresentação do Relatório e Contas referente ao ano de 2022, tendo destacado o crescimento significativo alcançado pela NERSANT. De acordo com Domingos Chambel, apesar de 2022 ter sido um ano “de grandes dificuldades para a generalidade dos sectores económicos, devido à pandemia latente e ao início da guerra na Europa entre Rússia e Ucrânia”, “os rendimentos da NERSANT ascenderam a 2,46 milhões de euros, um crescimento de 40,23% em relação a 2021”, resultados estes que “evidenciam o empenho e dedicação de toda a equipa e o apoio incondicional aos associados” e que “reflectem o compromisso contínuo da associação em fomentar o desenvolvimento empresarial na região de Santarém, promovendo a competitividade das empresas”.

O líder associativo elencou de seguida “iniciativas que contribuíram para a concretização da estratégia delineada e resultados obtidos”, e que em muito contribuíram a “implementação de iniciativas e projectos que visaram impulsionar o sector empresarial na área de internacionalização – com grandes iniciativas de captação de investimentos externo e promoção das exportações da região – , na promoção do empreendedorismo e criação de empresas e na formação e qualificação dos recursos humanos, num total de 13 projectos de apoio às empresas que tiveram início de execução em 2022”. Para além disso, o Presidente da Direção justificou os resultados alcançados com “um conjunto de factores diferenciadores”, como “o reforço da prestação de serviços a empresas e entidades” e “as medidas estratégicas de contenção e corte de pagamentos injustificados”.

Na área da internacionalização, o presidente da Direcção da NERSANT destacou algumas das actividades levadas a cabo ao longo do ano de 2022, entre elas a realização de estudos de identificação de produtos da região com maior potencial de entrada nos mercados prioritários definidos (Camarões, Croácia, Paraguai, Qatar e Sérvia), o levantamento de informação “Business Intelligence” para realização de fichas de mercado para cada produto / mercado identificado, o levantamento das barreiras de acesso a estes mercados e dos principais procedimentos e ferramentas para facilitar o acesso aos mesmos e a realização de um roadshow para promoção e apresentação das potencialidades da região na Croácia.

A realização do NERSANT Business 2022 em formato virtual, foi também uma das actividades da associação destacadas pelo presidente da Direcção, que proporcionou a realização de 1600 reuniões de negócios entre as 80 empresas nacionais inscritas e os 172 importadores de 62 países estrangeiros participantes.

No âmbito do empreendedorismo, Domingos Chambel referiu que em 2022, a NERSANT continuou “a desenvolver um trabalho em prol dos empreendedores e novas empresas” através da Startup Santarém e da Startup Ourém, “membros da rede nacional de incubadoras acreditadas para a prestação de serviços nos âmbitos dos programas Startup Visa e Startup Voucher, com um apoio diferenciado a 22 novos projectos”.

Paralelamente à Startup Santarém e Startup Ourém, Domingos Chambel enfatizou o trabalho de apoio ao empreendedorismo com a criação da Startup Alcanena e com “negociações com os Municípios de Benavente, Cartaxo e Ferreira do Zêzere com o mesmo propósito”.

Ainda neste âmbito, a associação realizou diversas actividades de promoção do empreendedorismo e criação de empresas, como oficinas de criatividade, bootcamps, seminários, concursos de ideias, mostra regional de empreendedorismo e inovação, estudos de tendências, casos de estudo de negócios inovadores e ebooks, programa de aceleração e sessões de fomento de empreendedorismo em escolas de toda a região.

Em 2022, avançou ainda, a NERSANT recebeu 341 empreendedores, sendo que das ideias de negócio dos mesmos e do processo de acompanhamento disponibilizado pela associação, resultaram a elaboração de 77 planos de negócios e a criação de 67 novas actividades empresariais na região. A NERSANT continuou a apoiar os empreendedores no âmbito do PAECPE e sagrou-se entidade de acompanhamento do Empreende XXI, para apoio às candidaturas da região a este programa.

Quanto à área da formação, Domingos Chambel referiu, no âmbito da formação não financiada, que a NERSANT realizou em 2022, 62 ações de Formação à Medida (657 horas de formação e 609 formandos envolvidos) e 10 acções da Formação Pedagógica Inicial de Formadores, com a participação de 144 formandos. Ao nível da formação financiada, “foi dada continuidade aos dois projectos de formação-acção: o MOVE PME (45 empresas) e o Melhor Turismo 2020 (7 empresas)”. Na formação financiada para activos, foram realizadas 110 acções de Formação Modular Certificada, num total de 3950 horas, em que participaram 1923 formandos.

Com o objectivo de incrementar a formação profissional dos activos na área digital, em 2022, a NERSANT continuou e concluiu a execução da Medida Emprego + Digital, tendo realizado 13 acções de formação, num total de 635 horas e 11.253 horas de volume de formação, em que participaram 250 formandos.

No que diz respeito ao reforço da prestação de serviços a empresas e entidades, Domingos Chambel referiu que esta é “uma área de intervenção relativamente recente e que se centra quer na realização de planos de negócio para acesso a financiamento, quer na elaboração e acompanhamento de candidaturas a sistemas de incentivos, nomeadamente ao SI2E, Programa +COESO Emprego e PAPN – Programa de Apoio à Produção Nacional”, com a NERSANT a acompanhar em 2022 os diversos projetos com candidaturas aprovadas.

No âmbito da implementação de medidas estratégicas de contenção e corte de pagamentos de dezenas de milhares de euros injustificados, a associação levou a cabo “o encerramento de processos estagnados e protocolos que oneravam custos à associação sem qualquer contrapartida contribuindo para o seu desgaste financeiro, (TERRA BRANCA – Jornal O MIRANTE, PARQUE ALMOUROL e UAERLVT)”.

A pequena abertura da economia que levou a movimentar mais projectos e prestação de serviços; o lançamento do meio de comunicação online Jornal NERSANT e o aumento da tiragem da revista Ribatejo Invest; o arranque das negociações com o Município de Torres Novas para o desenvolvimento e implementação da Academia Tecnológica de Torres Novas; e o levantamento exaustivo da formação profissional da região para implementação de um plano estratégico de formação foram ainda outras das acções levadas a cabo pela NERSANT que permitiram à associação chegar aos resultados positivos apresentados, às que se juntaram “a adesão de 49 novas empresas à estrutura associativa da NERSANT”, a realização de “452 visitas a empresas”, o envolvimento de “15.428 empresas nas actividades dinamizadas pela associação” e a realização de diversas actividades online, como seminários e mostras digitais, que contaram com a participação de milhares de participantes.

Após o resumo da actividade da NERSANT ao longo do ano de 2022, e respeitando a ordem de trabalhos da convocatória da Assembleia Geral, o Relatório e Contas referente ao ano de 2022 foi aprovado por unanimidade. No exercício de 2022, a aplicação de resultados aprovado por unanimidade para fundo associativo, após explicação e proposta de aprovação do Conselho Fiscal. Os restantes pontos da ordem de trabalhos foram igualmente aprovados por unanimidade (ratificação da contratação de dois empréstimos bancários e de dois empréstimos junto de Domingos Chambel).

No final da reunião, o associado António Manuel Pedroso Leal propôs à mesa da Assembleia, pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2022, um voto de louvor à Direcção da NERSANT e seus colaboradores pela forma como foi conduzida a associação, o que foi de igual modo aprovado por unanimidade.

Domingos Chambel finalizou a sua intervenção com agradecimentos

“O ano de 2022 foi um ano extraordinário tanto do ponto de vista dos resultados, os quais já atingiram valores positivos pré-pandemia com todo o trabalho desenvolvido. Para os presentes resultados alcançados, um agradecimento aos antecessores e actuais corpos sociais e colaboradores, associados, parceiros, patrocinadores, Comunidades Intermunicipais do Médio Tejo, Lezíria e Autarquias. A sua forte capacidade empreendedora, empenho e sacrifício tem permitido ao longo dos anos a dinamização da Associação e a realização de iniciativas concretas no sentido de promover a região, suas empresas, produtos e processos, contribuindo assim para a sua competitividade e afirmando a NERSANT como uma das mais dinâmicas associações a nível nacional”, disse o presidente da Direcção da NERSANT, que deixou ainda “um agradecimento muito especial a toda a comunicação social que procura no trabalho desta Instituição, valores de construção para uma região mais rica, próspera e mais justa socialmente”.

Leia também...

Santarém tem três casas de renda acessível a sorteio

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…