A Startup Santarém acolheu no dia 14 de Junho, uma workshop sobre “Optimização da Rentabilidade em Transportes e Logística”, que explicou às duas dezenas de empresas participantes as vantagens de investir em estratégias de sustentabilidade das suas frotas. A sessão realizou-se ao abrigo do projecto Lezíria + Sustentável, promovido pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e pela CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

O evento iniciou com o acolhimento de António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, que alertou as empresas presentes para esta temática da sustentabilidade, evidenciando que a NERSANT foi pioneira na região a adquirir uma frota de veículos elétricos. “É esse o nosso papel, o de desafiar as empresas”, concluiu o responsável pela associação.

Seguiu-se acolhimento por parte da CIMLT, na voz de Natacha Oliveira, que desejou aos participantes uma sessão de trabalho proveitosa e com aplicabilidade nos seus negócios. Foi de seguida apresentado o projecto ao abrigo do qual se realizou esta sessão – o Lezíria + Sustentável – , com foco nas lacunas e oportunidades da sustentabilidade e com realce para o facto de esta preocupação com a sustentabilidade ser uma das prioridades em termos de agenda política atualmente.

Com o mote “Menos frota, mais serviço”, interveio Hugo Dinis, Consultor da Cross-Logistics, que deu a conhecer o método desta empresa para o controlo de frotas, assegurando que o mesmo resulta numa redução dos custos da distribuição em 25 por cento. Da mesma empresa, falou ainda Daniel Silva, que analisou alguns casos de reconfiguração da frota por via de redução do número de viaturas, alteração das tipologias de capacidade, optimização de rotas e alteração das tipologias de motor-combustível (diesel, gás natural, elétrico), bem como a renovação da frota como retorno do investimento. “A cadeia de distribuição alimentar aumenta cada vez mais, aumentando também a necessidade de transportes, em especial rodoviários. Quanto mais transportes existirem, maior nível de CO2 fica na atmosfera, existindo, por este motivo, uma cada vez maior necessidade de optimizar”, fez saber o Sócio-Fundador da Cross-Logistics.

Marco Alves, Consultor, Sócio-Fundador da Rácios Múltiplos, lançou o mote para a realização de um workshop prático, onde as empresas participantes foram divididas em dois grupos, um simulando uma empresa logística / de transportes, e outro simulando um grupo de distribuição (com frota própria). O desafio do workshop foi encontrar soluções de logística inversa, ou seja, formas de aproveitar o regresso das frotas. No final, foram apresentadas as propostas de cada um dos grupos de trabalho.

O projecto Lezíria + Sustentável pretende actuar sobre um conjunto de lacunas e oportunidades identificadas na área da sustentabilidade, criando actividades e ferramentas que contribuam para o reforço da capacidade empresarial das PME’s através do incremento de competências, da facilitação de informação relevante e do estímulo à realização de diagnósticos precoces e da realização de escolhas estratégicas que conduzam à melhoria dos níveis de produtividade e da capacidade de criação de valor. É um projecto promovido pela NERSANT e pela CIMLT, com financiamento do Alentejo 2020.

Leia também...

Santarém tem três casas de renda acessível a sorteio

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…