A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, e o Instituto Politécnico de Santarém, vão levar a efeito o Fórum Inovação Get Innovation, que terá como tema central as “Smart Factories e o Estado da Arte”. O evento é o culminar de um trabalho realizado por ambas as entidades no que diz respeito à promoção de conceitos relacionados com a indústria 4.0.

Get Innovation – A Caminho da Indústria 4.0. Assim se denomina o projecto financiado pelo Alentejo 2020 que a NERSANT e o IPSantarém têm vindo a dinamizar na região de Santarém, com o objectivo de preparar o tecido empresarial da região da Lezíria do Tejo, para a integração dos princípios da Indústria 4.0 nos seus sistemas organizacionais e produtivos.

Ao longo da implementação do mesmo, foram desenvolvidos diversos estudos, que muito contribuem para a reflexão sobre a temática da Indústria 4.0, bem como para a apresentação de propostas de plano de acção para que as empresas possam acompanhar esta nova revolução industrial. A completa digitalização e interconexão dos processos de produção industrial, desde o controle de matérias-primas até a logística de distribuição dos produtos, é o que se ambiciona com as Fábricas Inteligentes.

Neste sentido, e com o objectivo de apresentar este trabalho à região e à comunidade interessada, a NERSANT e o IPSantarém vão realizar no dia 21 de Junho, na Startup Santarém, o Fórum Inovação Get Innovation, subordinado ao tema “Smart Factories e o Estado da Arte”. No mesmo serão apresentados os resultados dos estudos realizados, bem como exemplos de boas práticas na implementação destes conceitos.

No Fórum será feito um balanço das actividades inerentes ao projecto Get Innovation, assim como ao Estado de Arte da Indústria 4.0 em Portugal. Esta análise será feita também para a região de Santarém, com a apresentação de resultados. Segue-se disseminação de diversos casos de sucesso de empresas da região no âmbito da aplicação de conceitos relacionados com a Indústria 4.0. No programa, prevê-se ainda a apresentação de um estudo de Benchmarking Internacional de Boas Prácticas no âmbito do tema.

Realizar-se-á, ainda, uma Mesa Redonda, com a presença de ilustres convidados do panorama nacional no âmbito da inovação e indústria 4.0, bem como a apresentação do resultado do estudo sobre “Novas Profissões”.

As inscrições neste evento são gratuitas, mas carecem de registo obrigatório. O mesmo deve ser realizado no menu agenda do portal da NERSANT, em www.nersant.pt. Para mais informações, os interessados devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da associação através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

Leia também...

Tomar procura voluntários para a produção de máscaras

A Câmara de Tomar iniciou uma campanha em que apela ao voluntariado para a produção de máscaras de protecção individual, “precavendo possíveis constrangimentos futuros”…

Ministra da Agricultura anuncia apoio de 15 milhões de euros para o sector dos vinhos

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes Albuquerque, aprovou no dia 19 de Junho, mediante publicação de Portaria em Diário da República, um…

Empresas da região de Santarém preocupadas com aumento do custo da energia

Algumas pararam parcialmente a laboração.

Incentivos para equipamentos e obras e criação de emprego qualificado disponíveis na Lezíria do Tejo

As PME sediadas nos concelhos da Lezíria do Tejo têm à disposição dois sistemas de incentivos para apoiar a inovação. O SI à Inovação…