A nova economia digital baseia-se numa revolução tecnológica que tem vindo a alterar a forma como vivemos e trabalhamos. As tecnologias digitais que caracterizam estas mudanças impõem-se às empresas e aos trabalhadores e originam novas formas de organização da produção e do trabalho. Foi tendo em conta esta premissa que a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e o IP Santarém – Instituto Politécnico de Santarém, no âmbito do projeto financiado Get Innovation, realizaram um estudo onde identificaram as profissões emergentes na Lezíria do Tejo.

A NERSANT e o IP Santarém dinamizaram na sub-região da Lezíria do Tejo, o Get Innovation, programa financiado pelo Programa Operacional Regional – Alentejo 2020 que pretende preparar os sistemas organizacionais e produtivos do tecido empresarial da região da Lezíria do Tejo para os princípios da Indústria 4.0, promovendo o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e associando-se ao conceito de “fábrica inteligente”. No âmbito da implementação do projeto, muitas atividades foram realizadas, com o objetivo de sensibilizar e capacitar os agentes empresariais para os desafios da transformação digital da indústria, com a introdução da Indústria 4.0.

Uma das atividades do projeto foi o desenvolvimento de um estudo de identificação de “Novas Profissões”, requisitos e exigências, na Lezíria do Tejo. O documento estruturado, já disponível no portal da associação empresarial, em www.nersant.pt, pretende trabalhar a temática da Indústria 4.0 sob o ponto de vista das competências e das profissões que lhe estão ou virão a estar associadas, preparando, assim, as empresas, centradas nos setores agroalimentar, metalúrgico e metalomecânico, para este novo paradigma industrial e o desafio da digitalização que se lhes impõe.

Neste estudo, a NERSANT e o IP Santarém procuraram abordar de forma integrada, as temáticas relacionadas com as questões do emprego vs. desemprego, competências vs. qualificações e mercado de trabalho vs. sistema formativo / educativo no universo 4.0.

Neste sentido, ao longo das suas mais de 170 páginas, o estudo aborda as relações laborais no quadro da Indústria 4.0, identifica novas competências e novas profissões e faz ainda um paralelismo muito interessante entre dezenas de categorias profissionais associadas à região da Lezíria do Tejo, com as profissões emergentes. Neste campo específico, é detalhadamente analisado o caso do setor agrícola e dos subsetores industriais agroalimentar e metalúrgico e metalomecânico, com enfoque nas experiências e competências 4.0, nomeadamente automação por via de robôs, soluções 3D, entre outros. Naturalmente, e como consequência, o estudo realiza ainda uma análise prospetiva aos recursos humanos desta sub-região, bem como necessidades de formação e/ou educação, para fazer face aos novos desafios.

O estudo deixa ainda algumas recomendações para a Lezíria do Tejo e seu tecido empresarial, arrumadas em quatro eixos – Oferta Formativa; Laboratórios Colaborativos; Orientação Vocacional e Divulgação – para que a adaptação aos conceito de indústria 4.0 seja “mais uma oportunidade do que uma ameaça”.

De referir que o “Estudo para a Identificação de Novas Profissões na Lezíria do Tejo, no quadro da Indústria 4.0“, enquadra-se no projeto Get lnnovation – A caminho da Indústria 4.0, promovido pela NERSANT e pelo IP Santarém. Este projeto visou a preparação do tecido empresarial da sub-região da Lezíria do Tejo para a integração dos princípios da Indústria 4.0 nos seus sistemas organizacionais e produtivos, em linha com as orientações das melhores práticas de inovação e produtividade, assim como incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras. O projeto contou com o apoio do Programa Operacional Regional – Alentejo 2020.

O download do estudo pode ser efetuado na área do projeto Get Innovation no portal da NERSANT, com acesso através do menu “projetos cofinanciados pela UE”.

Leia também...

Câmara do Sardoal doa centenas de livros a Escola de Cabo Verde

Cerca de 250 livros foram doados pelo Município de Sardoal, através da Biblioteca Municipal, a uma escola secundária de Ribeira Grande, na Ilha de…

Jovem de 21 anos detido por tráfico de droga

A Guarda Nacional Republicana deteve um homem, com 21 anos de idade, por tráfico de estupefacientes no dia 10 de Maio, em Samora Correia.…

VÍDEO | Santarém Cup já arrancou

A sétima edição do Santarém Cup já arrancou. Até sábado, 20 de Abril, 900 atletas, divididos por 64 equipas vão participar no torneio organizado…

Bispo de Santarém testa positivo à Covid-19

D. José Traquina, Bispo de Santarém, testou positivo à Covid-19 esta sexta-feira, 29 de Janeiro, e encontra-se em isolamento profiláctico. Segundo o secretariado de Comunicações…