A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e o IP Santarém – Instituto Politécnico de Santarém disponibilizam um estudo de benchmarking onde elencam um conjunto de boas práticas para a implementação eficaz de processos no âmbito da indústria 4.0.

A competitividade à escala global constitui uma meta ambicionada pela indústria, estando todos os países europeus empenhados em garantir a modernização do seu tecido empresarial, recorrendo a todos os meios ao seu dispor para reposicionar o setor industrial como motor do crescimento e da estabilidade social, colocando nos avanços tecnológicos dos últimos anos, que compõem a quarta revolução industrial, todas as expectativas e os meios para atingir esta ambição.

A transição para um mundo digital não é simples e são vários os percursos que as empresas podem seguir para fazerem parte e tomarem a dianteira da marcha da indústria 4.0. Neste momento há empresas que já conseguiram aumentar substancialmente as formas de obtenção de valor, a partir dos novos conceitos de produção inteligente.

Analisando globalmente o que de melhor se faz nestas empresas de topo, que são, pelo seu pioneirismo e inovação, os líderes tecnológicos desta revolução, consegue-se observar denominadores comuns no seu percurso de adaptação e transformação, que constituem, pelas evidências de sucesso que têm vindo a apresentar, boas práticas para todas as empresas que queiram abraçar este caminho, sendo sugeridas como recomendações para atingir a digitalização no contexto da indústria 4.0.

Neste alinhamento, a NERSANT e o IP Santarém, com o objectivo de alavancar processos de adopção e implementação das novas tecnologias, por parte do tecido industrial e de apoiar as PME da região, na incorporação dos princípios e fundamentos da quarta revolução industrial, em linha com as orientações das melhores práticas de inovação e produtividade, assim como incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, realizaram um estudo de benchmarking internacional de boas práticas para a implementação eficaz de princípios da indústria 4.0, por parte das empresas da região.

O referido documento dá conta dos principais resultados de um exercício de benchmarking internacional que visou a sistematização de conhecimento actualizado sobre práticas na implementação da indústria 4.0 em diferentes países – Portugal, Alemanha, Espanha e França – que apresentam potencial demonstrador e capazes de estimular as empresas para a definição das suas opções estratégicas em matéria de inovação tecnológica.

O objectivo do estudo é, assim, esclarecer, desmistificar e incentivar a indústria da região para a inovação, alinhando estratégias de crescimento e adaptação aos novos modelos de organização industrial, com o caminho traçado por outros países europeus, partilhando os constrangimentos e desafios como forma de antecipar as decisões de investimento associadas ao trajecto da indústria 4.0.

De referir que o estudo foi realizado ao abrigo do projecto Get Innovation – A Caminho da Indústria 4.0, projecto financiado no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas, do Programa Operacional Regional Alentejo 2020.

Os interessados em aceder ao mesmo podem fazê-lo gratuitamente através da área do Get Innovation, disponível no menu “Projectos Financiados pela UE”, do portal da NERSANT, em www.nersant.pt.

Leia também...

Incêndio em camião com madeira interrompe A1 no sentido Sul/Norte

Um incêndio num veículo pesado que transportava madeira obrigou ao corte da…
Foto de Arquivo

Incêndio em habitação no Casalinho

Um incêndio num anexo de uma habitação ao início da tarde desta…

Homem detido por tráfico de estupefacientes em Vila Nova da Barquinha

A Guarda Nacional Republicana deteve um homem com 20 anos de idade,…

Tejo a Copo mostra vinhos de 26 produtores da região

A edição de 2024 do Tejo a Copo vai realizar-se hoje, sábado…