A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, e o Instituto Politécnico de Santarém, no âmbito do projecto Get Innovation, realizam amanhã, dia 29 de Maio, pelas 15h00, no Auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do referido Instituto Politécnico, um workshop sobre a influência da inteligência artificial.

O mundo da logística já beneficia da chamada “Inteligência Artificial”. Realidade Aumentada, Smart Glasses, Pick-by-Vision, simuladores nos processos de armazenagem (what-if scenarios), sensores inteligentes, inventários efetuados por drones, gestão dinâmica de rotas, etc.

Existem assim várias áreas da supply chain em que a inteligência artificial agrega diferentes tipos de dados para suportar de forma mais eficaz o processo de tomada de decisão. Demand management, alimentado por um melhor conhecimento dos padrões de procura, permitindo otimizar stocks (minimizar os mesmos e as ruturas), manutenção, alimentado por um melhor conhecimento da performance e dos comportamentos de falha dos equipamentos.

No âmbito do projecto Get Innovation, a NERSANT e o IPSantarém realizam no dia 29 de Maio, às 15h00, o workshop de capacitação de empresários “Supply Chain 4.0”, no Auditório da ESGT (IPSantarém).

A participação é gratuita mas carece de inscrição obrigatória no portal da associação empresarial em www.nersant.pt. Para mais informações, os interessados devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

O projecto “Get Innovation – A Caminho da Indústria 4.0” visa a preparação do tecido empresarial da região da Lezíria do Tejo, para a integração dos princípios da Indústria 4.0 nos seus sistemas organizacionais e produtivos, em linha com as orientações das melhores práticas de inovação e produtividade, assim como, incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras.

Corresponde a um avanço tecnológico associado ao conceito de “fábricas inteligentes” que permitirá integrar os sistemas virtuais e os processos produtivos em tempo real, e que se traduz em ganhos de produtividade. Esta evolução contribuirá ainda para incentivar as empresas tecnológicas fornecedoras de produtos e/ou soluções inovadoras para a indústria, a desenvolver soluções tecnológicas inovadoras, em cooperação com as entidades do sistema cientifico e tecnológico. Trata-se de um projeto financiado pelo Alentejo 2020.

Leia também...

Criação de novas empresas no distrito de Santarém regista “queda abrupta”

Apenas foram criadas durante o mês de Abril 26 novas empresas no distrito de Santarém, ou seja, quase menos um terço das sociedades criadas…

“Vendas foram balão de oxigénio para as empresas em termos económicos, mas também em termos anímicos”

HELENA FIDALGO, PRESIDENTE DA MOVALMEIRIM As tradicionais campanhas natalícias ganharam, este ano, maior relevância face a anos anteriores. A promoção e dinamização do comércio…

Greve dos trabalhadores dos CTT de Santarém com 100% de adesão

A adesão ao primeiro dia de greve dos trabalhadores dos CTT de Santarém por mais meios humanos e contra a falta de condições das…

Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira atribui Voto de Louvor aos trabalhadores

O Centro de Bem Estar e Social de Vale de Figueira (CBESVF) atribuiu um Voto de Louvor às suas trabalhadoras e trabalhador pela “excepcional…