A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, no âmbito da Formação Modular Certificada – que garante oferta formativa gratuita para empregados e desempregados – vai dinamizar a partir de hoje, dia 19 de Novembro, o curso online gratuito em Sistema HACCP – Hazard Analysis and Critical Control Point.

Todas as empresas do sector alimentar que se dediquem a qualquer fase da produção, transformação, armazenagem e/ou distribuição de géneros alimentícios têm de desenvolver o sistema HACCP, que, na acepção da palavra em português, significa sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos.

De forma a prevenir, eliminar ou apenas reduzir os perigos que podem vir a contaminar o género alimentício durante o seu processo produtivo e posterior distribuição, devem ser tidos em conta requisitos que uma vez contemplados permitiram a aplicação efectiva do sistema HACCP. Os pré-requisitos controlam os perigos associados ao meio envolvente ao processo de produção do género alimentício, enquanto que o sistema HACCP controla os perigos associados ao processo de produção.

Desta forma, é fundamental que os trabalhadores das empresas destes sectores de actividade estejam familiarizados com o sistema e capacitados para a eficaz implementação e cumprimento dos requisitos associados ao mesmo.

A formação em Sistema HACCP da NERSANT pretende, desta forma, elucidar os formandos sobre como aplicar os princípios de análise de riscos e controlo dos pontos críticos no processo produtivo dos alimentos, de forma a garantir a segurança alimentar, bem como facultar ferramentas para uma eficaz realização da manutenção dos processos associados ao sistema HACCP.

A formação terá a duração de 25 horas e é destinada a empregados e desempregados. A mesma inicia no dia 19 de Novembro, em formato totalmente virtual, e vai decorrer em horário pós-laboral, entre as 18h30 e as 22h30. Sendo uma acção no âmbito da Formação Modular Certificada, a mesma não tem qualquer custo de participação para os formandos.

Leia também...

Investimento em luminárias LED permite poupança anual de 2,7ME na Lezíria do Tejo

Instaladas de 73.519 luminárias LED na região.

“Portugal Sou Eu” lança apelo ao consumo de produtos nacionais

A campanha do programa “Portugal Sou Eu” de sensibilização dos consumidores para…

Ourém vai substituir 19 mil lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio por LED

A Câmara de Ourém vai lançar um concurso público para substituir 19…

Águas de Santarém reformula órgãos sociais

O executivo da Câmara de Santarém aprovou, esta segunda-feira, uma reformulação nos…